Mozart, Beethoven e Bach são alguns nomes da música clássica que devem ser conhecidos pelo grande público. Popularizar a música erudita é missão da Orquestra Jovem de Niterói, que encerra, esta semana, a série de concertos didáticos voltados para alunos das redes públicas do Grande Rio. Até agora 3.600 crianças e adolescentes assistiram aos concertos em seis escolas públicas. Agora será a vez de alunos de Nova Iguaçu e São Gonçalo.
Hoje, dia 29, haverá duas apresentações, às 14h e às 15h30, no Teatro Municipal de São Gonçalo (rua Felíciano Sodré, 100). Os concertos passaram por Santa Cruz, Duque de Caxias e Belford Roxo, Nova Iguaçu onde conquistaram as plateias, atingindo o objetivo de proporcionar ao público infanto-juvenil o primeiro contato com uma apresentação sinfônica.
“Tem sido muito gratificante ver o projeto acontecendo. O brilho nos olhos dos alunos, os comentários, as risadas e curiosidades. Sinto que realmente estamos cumprindo o objetivo de introduzir esse universo orquestral no imaginário de crianças e jovens que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar isso. Conseguimos construir um espetáculo didático e interativo que trouxe a descontração necessária para despertar o interesse pelos instrumentos e sonoridades da orquestra. Provocamos a imaginação dos alunos ao representar sons de chuva, tempestade, de tristeza e até de um trem. Apresentamos os principais instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica e mostramos que qualquer música pode ser tocada por esse tipo de conjunto, até a conhecida batucada”, empolga-se Luiza Carino, idealizadora e diretora executiva da Muriqui Cultural, que produziu a série de concertos, junto com o Instituto Memória Musical Brasileira (Immub).
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas