“Educação ao pé do rádio”: sem internet, alunos baianos estudam pelo rádio

Aluno ouve o programa Educação ao pé do rádio -Reprodução da TV

Aproximadamente cinco mil estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental,  do ensino público, no município de Ruy Barbosa, região da Chapada Diamantina, na Bahia, estudam desde maio por um programa de rádio, criado para contornar o distanciamento social e a dificuldade dos alunos em acessarem a internet. As aulas são transmitidas pela Rádio RB Líder 103.7 FM, sempre no turno vespertino, com uma hora. Em março as aulas nas escolas públicas e particulares da Bahia foram suspensas.

A maioria dos alunos da cidade mora na zona rural, o acesso à internet nesses locais é limitado e por isso a professora e diretora pedagógica Dilma Pereira criou o Educação ao pé do rádio, que vai ao ar duas vezes na semana,.

“A rádio FM daqui é muito potente, aí eu criei um projeto pensando no bem-estar dos meus alunos. Nós temos no município de Ruy Barbosa quase cinco mil alunos e o projeto está sendo maravilhoso, um reforço, principalmente para os que moram na zona rural. Nós temos comunidades que para você chegar precisa de mais de uma hora de viagem”, comenta Dilma Pereira, professora e idealizadora do projeto.

As aulas das terças-feira são para os alunos de séries iniciais e as das quintas-feiras para alunos do 6° ao 9° anos, com revezamento dos professores. Os conteúdos são sobre temas transversais, como práticas de saúde durante a pandemia, a geografia da Serra do Orobó, localizada na região, curiosidades e momento musical, entre outros. Ao final de cada aula, são recomendadas pesquisas e produção de textos.

Sempre no final do mês as equipes da Secretaria de Educação recolhem as atividades nas residências dos estudantes. A equipe pedagógica faz o diagnóstico do aprendizado dos estudantes através do retorno das atividades.

Na Bahia mais de 1,5 milhão de casas ainda não têm acesso à rede de internet, cerca de 30% dos domicílios, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estratégias (IBGE), em 2018. A taxa corresponde a quase o dobro da nacional, que é de 17% das casas.

Dilma Pereira, professora e idealizadora do programa Educação ao pé do rádio. Foto: Arquivo Pessoal

 

Informativo sobre o programa Educação ao pé do rádio. Imagem: Divulgação