Chegar na terceira idade para algumas pessoas parece ser algo torturante.
Os idosos, assim como alguns grupos sociais, sofrem com o preconceito, tanto nas relações interna com familiares, quanto da sociedade, que não compreende o desafio do novo ciclo, seja profissionalmente como também na tentativa de para manter a qualidade de vida, e a longevidade tão desejada, sentindo-se inclusive produtivos.
Pessoas da terceira idades são levadas em consideração na oferta dos serviços públicos, com transporte público, acessibilidade, saúde, esporte, aumentando mais os percalços do dia a dia, que requer cuidados específicos. Neste contexto social as mulheres são as que mais sofrem com a negligência do apoio, afetando muitas vezes sua autoestima.
Pensando na possibilidade de diminuir essas dificuldades na vida das mulheres, foi criado no Bairro da Paz, o Projeto Elas Podem mais, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida, especialmente para as mulheres idosas, com atividades físicas: Ginastica.
O projeto atualmente atende 50 mulheres, tem na sua coordenação a Assistente Social Vanessa Rocha, que também é moradora do Bairro da Paz e atua com projetos ligados ao esporte.
Para desenvolver as atividades do Projeto Elas podem mais, é necessário alguns apoios, a exemplo da direção do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, cedendo o local por duas vezes na semana (terças e quintas), no turno vespertino, com profissionais voluntários como: Ivo Vieira, Marcelo Santos, William Ramos, profissionais da Base Comunitária de Segurança, médicos que auxiliam nos exames, tanto para as mulheres estarem aptas a participarem das atividades, e também nos acompanhamentos regulares ou alguma situação extraordinária, além do apoio da Casa dos Sete- Projeto e Produções, na pessoa de Inaiá Simões.
Semanalmente a equipe administrativa se reúne para analisar os avanços das atividade e pensar formas de atrair outras mulheres e também estratégias para conseguir melhorar a estrutura da atividades. No próximo dia 08/08, será realizado um bazar onde todo valor arrecadado será para comprar colchonetes para as atividades da ginastica.
De acordo com Vanessa Rocha, as mulheres estão melhorando sua qualidade de vida devido as atividades físicas desenvolvidas pelo projeto, muitas eram ociosas, doentes, faziam uso de remédios por problemas de saúde, ansiedade, e a terceira idade está sendo umas das melhores fazes da vida, melhorando inclusive o relacionamento interpessoal, com a interação que é feita nos dias das atividades.
O Projeto Elas Podem mais, está prestes a completar um ano, que será comemorado no dia 12, no próximo mês de setembro, e uma série de atividades culturais e artísticas estão sendo planejadas, como: desfile, apresentação musical, e também com convidados especiais e apoiadores do projeto de dentro e fora do Bairro da Paz.
É perceptível a satisfação e o bem estar que as atividades físicas proporcionam na vida das mulheres, e como o próprio no do projeto diz Elas Podem Mais, só precisam de oportunidade.