Eleitores com mobilidade reduzida poderão votar em seções especiais na Bahia

Eleitor deficiente tem facilidade para votar - Foto Márcio Silva/A Crítica

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia começa nesta terça-feira, 25, o processo de Transferência Temporária de Eleitor de transferência dos eleitor para votar em seções adaptadas, que oferecem acessibilidade ao eleitor com alguma deficiência ou mobilidade. A Bahia tem atualmente 61.684 eleitores com algum tipo de deficiência. Nas eleições de 2018, esse total era 47.504 cidadãos.

A transferência temporária tem validade para os dois turnos da eleição. O prazo para a solicitação termina no dia 1º de outubro, e os pedidos só valem para as próximas eleições. Os pedidos devem ser feitos através do formulário disponível no link https://coletatte.tre-ba.jus.br/coletatte/.

Ao solicitar a transferência, o eleitor fica temporariamente desabilitado para votar na sua seção de origem e habilitado para o local indicado na solicitação. Passadas as eleições, o eleitor volta à seção de origem. Caso deseje solicitar alteração permanente, deverá se dirigir ao cartório eleitoral quando o cadastro for reaberto.

O documento de identificação deverá ter a imagem carregada em frente e verso, de acordo com as instruções do sistema. A foto deverá ser feita em estilo selfie em que o requerente irá segurar, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, de forma que a foto deste documento fique visível.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia recomenda que o eleitor imprima o comprovante de requerimento. O número de protocolo será necessário para acompanhamento do processo e também em caso de necessidade de cancelamento da solicitação.