Cantor, que é cria da favela do Turano, será o embaixador do Espaço Favela na edição deste ano

Nesta terça-feira (20), o cantor Xande de Pilares concedeu entrevista coletiva falando sobre as expectativas para Rock In Rio, que acontecerá no mês de setembro. Xande será o embaixador do Espaço Favela na edição deste ano.

O cantor, que fará sua estreia no Rock In Rio, contou sobre a expectativa para o evento, e sobre a importância do Espaço Favela, que estreou em 2019 na Cidade do Rock. Xande, disse que sua apresentação terá um repertório de sucessos e canções autoriais.

Xande de Pilares será embaixador do Espaço Favela no Rock In Rio deste ano (Foto: Divulgação/Rock In Rio)

Qual a importância do Espaço Favela em um evento como o Rock In Rio?

Xande, que é cria da comunidade do Turano, disse que vê o Espeço Favela com orgulho, pois ele, em suas palavras, se coloca como um “produto da favela”. “A gente se sente prestigiado com a favela tendo a oportunidade de subir em um palco, seja qualquer um. E ainda com um palco com o nome de favela, onde um favelado é embaixador. Pois me considero favelado, porque eu saí da favela, mas ela não saiu de mim”.

Xande complementou que no Espaço Favela fará o que mais gosta, que é o samba, além de ser uma oportunidade para que os filhos e netos possam ver que um favelado pode chegar onde quiser. “Não é porque a gente mora na favela que a gente não vai ter acesso! Isso (ter acesso), para mim, é uma forma de incentivo e é educativo. Fico muito feliz em ver o Rock In Rio com um palco chamado favela, onde o pessoal da favela pode subir naquele palco com orgulho”.

Sobre o convite para ser embaixador do Espaço Favela, Xande encara como um desafio e reconhecimento de seu trabalho. “Eu, como um negro que saiu do morro e que morava em um barraco de zinco, passa um filme em minha cabeça, pelo diversos artistas que me influenciaram e saíram da favela, como Bezerra da Silva, Sandra de Sá, Agepê entre outros”.

Em relação às críticas que o festival tem recebido, por conta de ter cantores de outros ritmos, como o próprio samba, sertanejo e axé: Xande respondeu que devemos valorizar a música nacional. “Temos que dar valor ao que é nosso! A gente se sente prestigiado, porque o Rock In Rio é um evento que tem bastante tempo. Nunca imaginei ver o samba no Rock In Rio, mas já tive vontade de ver, e chegou o momento. Na última edição acompanhei o Espaço Favela, e ali eu vi que a gente só vai vencer o preconceito, se for para cima dele e mostrar que não temos medo dele”.

Xande de Pilares irá se apresentar no Espaço Favela no dia 19 de setembro (quinta-feira). No dia 21 de setembro (sábado) ele estará no Palco Sunset, fazendo um show juntamente com Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão e Maria Rita.