Fred Jordão, lida na contramão da seca e da escassez do sertão baiano, nascido e criado na cidade de Várzea Nova-Ba, onde a renda principal vem do sisal, criou a Cooperativa Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag). A Coopag deu início a produção de iogurte de café, licuri, maracujá, abacaxi e umbu, valorizando assim o paladar nordestino. A organização apadrinha dois projetos na cidade: o Show de Bola e o Papaléguas. São dois projetos focados em esportes, o primeiro é de futebol e o outro de atletismo, ambos voltados para crianças e adolescentes.
Ele lembra que o início foi trabalhoso, já que, seus primeiros passos neste ramo foram em cima de uma bicicleta, na estrada de chão, vendendo polpas de frutas. “O início foi dolorido, mas em momento algum pensei em desistir, a cada dia estava mais animado. Eram das pessoas que duvidavam que tirava a energia para continuar”.
Fred Jordão vem mostrando fartura e riqueza ao construir do zero uma empresa alimentícia que vem mudando o cenário e mostrando todos os sabores da Bahia, com mais de 20 anos de existência e é referência em todo o estado quando o assunto é os derivados do leite e inovação, buscando o reconhecimento nacional.
A Associação de Mônica, pequena produtora onde foram fabricados as primeiras polpas, foi fundamental para que o sonho se tornasse realidade. “No começo não tinha recursos, ou estrutura, o que tinha era uma ideia. Os produtores dessa associação abraçaram essa ideia, e de polpa em polpa, de porta em porta, fomos crescendo. O ponto de virada foi a venda dos produtos para alimentação escolar”, comenta Fred.
Foi a partir desse daí que a Coopag teve maior reconhecimento até chegar nos dias de hoje, tendo clientes fieis por quase todo estado. E a empresa que começou com a produção de polpas de fruta, se tornou referencia em produção de derivados do leite, em especial o iogurte, nos sabores tradicionais (morango, coco, ameixa) e inovando com sabores únicos.
Fred ainda tem planos de vender em todo o país. “Estamos passando por uma inspeção para termos o aval de vender nacionalmente”. Hoje, a empresa que começou em um povoado no sertão baiano já conta com mais de 170 funcionários, proporcionando também 500 empregos de forma indireta, além de já contar com uma filial em Salvador.
Em busca por conhecimento para que sua empresa pudessem crescer de forma exponencial, e saindo da Bahia para o mundo, Fred viajou por diversos países. Conhecendo novas culturas na intenção de melhorar o seu processo de produção. Para além da melhoria na sua qualidade, ele também buscou em suas viagens inovações para o seu modelo de negócio, onde foi aplicado aos poucos para que assim pudesse está acompanhando o mercado.