Ao aceitar o convite do presidente Lula para ser ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco diz encarar o desafio em nome da memória da irmã, Marielle Franco, e das mais de 115 milhões de pessoas negras no Brasil.

Segundo ela, a maioria da população brasileira precisa de um governo que se preocupe com segurança, comida, educação, emprego, cultura e dignidade.

“Encaro com orgulho e responsabilidade a missão de estar na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em 2023, órgão que foi pleiteado e conquistado pelo movimento negro anos atrás e construído pela gestão do presidente Lula”.

Trajetória de reivindicações

Há séculos, o movimento negro brasileiro vem pautando políticas públicas de reparação. “Minha relação com o movimento se estreitou nos últimos cinco anos, mas tenho certeza que é por meio da troca, diálogo, abertura e participação que vamos avançar”.

Segundo Anielle Franco, sua gestão não será isolada. Ela pretende trabalhar com todos os ministérios para recuperar o retrocesso dos últimos anos no Brasil.

Para a futura ministra, é preciso “avançar de forma urgente, necessária e inédita na garantia de direitos e dignidades para o nosso povo, para que possamos construir o Brasil do futuro”.

Instituto Marielle Franco

O Instituto Marielle Franco seguirá defendendo a memória da irmã da futura ministra, lutando por justiça, multiplicando o legado e regando as sementes plantadas pela vereadora assassinada em 2018.

Anielle declara que deixou de ocupar o cargo de diretora executiva no Instituto, que será gerido temporariamente pela equipe de gestão e apoiado pelo conselho e pela família até que seja feita a transição completa.

“Precisamos de mais de nós em todos os espaços de decisão da sociedade e seguiremos por todos os lados  inspirando, conectando e potencializando mulheres negras, pessoas LGBTQIAP+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas”, finaliza Anielle Franco.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas