I Encontro de Segmentos de Matriz Africana, trouxe o seguinte tema: Paó Malungos – Viemos de longe, Resistimos e aqui Firmamos Nossas Tradições. Os líderes discutiram como articular um trabalho em rede para fortalecimento da luta pela afirmação, valorização e expansão da cultura negra.
Os palestrantes abordaram sobre a preservação e ações para salvaguardar o patrimônio dos bens culturais produzidos pelo povo- de-santo, principalmente, a luta em defesa da coletividade para reprimir e abolir o preconceito, a discriminação e toda forma de intolerância religiosa.
A programação do encontro contou com uma roda de conversa, apresentação dos grupos de trabalho, intervenção poética e atração musical.
O evento foi realizado no último sábado, 30 de abril, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA-UNEB), no Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador.
O encontro foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade do Estado da Bahia-UNEB e o Programa A Voz do Axé.
As atividades foram conduzidas pelo Mestre de Cerimônia Babalorixá Adriano de Xangô, iniciadas com o Xirê de Diálogo Roda com Lideranças de Terreiros, que significa roda, ou dança para a evocação dos Orixás com cantigas próprias e os filhos-de-santo, entram na roda, um a um.
Também estiveram presentes, o Diretor do CEPAIA, Euclides Santos, a Vice-Reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB),
Dayse Lago de Miranda, a Profa. Rosane Vieira da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-UNEB) e a Diretora Dina Lopez – TV Kirimurê.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas