Entre os dias 21 e 23 de junho, aconteceu o 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Saúde nos Territórios de Periferia, promovido pelo Ministério da Saúde, através da Assessoria Especial de Saúde com Periferias, em parceria com a Fiocruz e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. O evento que contou com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi realizado no Rio de Janeiro, com objetivo de construir um espaço de diálogo entre organizações não-governamentais e integrantes da sociedade civil que atuam nas periferias, visando o fortalecimento do planejamento e execução das ações de saúde nesses territórios.

Crédito fotos: Paulo de Almeida Filho/ANF

A programação do evento foi conduzida em formato de trabalho colaborativo, reunindo experiências inovadoras em políticas públicas voltadas para favelas, avaliando seus impactos políticos, sociais e econômicos.  Além disso, a iniciativa buscou promover políticas igualitárias que respeitem as diversidades territoriais, valorizando os conhecimentos locais e eliminando vulnerabilidades, violências e desigualdades sociais.

Crédito fotos: Paulo de Almeida Filho/ANF

A dinâmica das atividades foi realizada em grupos de trabalhos com foco em construir propostas para redes de colaboração e comunicação entre o Ministério da Saúde e as organizações sociais. No que se refere à saúde, o evento pretende ampliar a capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS) nas populações mais vulneráveis, que necessitam de respostas eficazes das políticas públicas.

Crédito fotos: Paulo de Almeida Filho/ANF