Curuzu/Créditos: Jadson Nascimento

Os estudantes do curso RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação em Salvador receberam no segundo dia de aula um “choque de realidade”, literalmente falando, pois o primeiro momento foi uma com a palestra ministrada por Luciano Coelho, Coordenador de Manutenção da Coelba, Carla Jesus que integra a equipe de assessoria de comunicação da Coelba também esteve presente.

Luciano Coelho- Coordenador de Manutenção

Luciano trouxe dados alarmantes do número de acidentes ocasionados por irregularidades nas instalações elétricas, negligência e fatalidades. De crianças a idosos estão entre vitimas com acidente em rede elétrica.

Usando a experiência como funcionário em manutenção de rede elétrica, Luciano comenta que com o seu trabalho de conscientização o possibilitou ir em diversos lugares, orientando públicos distintos e também enfatizou a responsabilidade que cada pessoa pode ter como cidadão que se preocupa com o que está em sua volta, sendo fiscal para prevenir acidentes nas residências ou em vias públicas.

Turma RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação

Quando a professora Carla Bahia entrou para dá continuidade a programação do dia com a aula sobre Redação Jornalistica, a turma estava bem “elétrica”, acesa, atenta as perguntas. Qual seu nome, onde você mora, o que é escrever e por que escrever sobre favela?

A participação e interação foi perceptível desde as primeiras abordagens, a atenção foi estimulada pelo formato da sala, em circulo, favorecendo que todos estivessem sendo visto e percebidos. A discussão sobre o tema do dia, foi se aflorando e na medida que a participação era coletiva o entusiasmo tomava conta dos estudantes.

Carla Bahia- Professora de Redação Jornalistica

Relatos pessoais, sobre o dia a dia nas periferias, as dificuldades e as estratégias de superação, e sempre com o espirito de coletividade em cada discurso, foi o clima da aula.Todos com a energia renovada para escrever sobre as favelas.

Artigo anteriorA história de um Silva nas telonas
Próximo artigoTiroteio em Manguinhos afeta circulação de trens do ramal de Saracuruna
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.