Os estudantes do curso RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação em Salvador receberam no segundo dia de aula um “choque de realidade”, literalmente falando, pois o primeiro momento foi uma com a palestra ministrada por Luciano Coelho, Coordenador de Manutenção da Coelba, Carla Jesus que integra a equipe de assessoria de comunicação da Coelba também esteve presente.
Luciano trouxe dados alarmantes do número de acidentes ocasionados por irregularidades nas instalações elétricas, negligência e fatalidades. De crianças a idosos estão entre vitimas com acidente em rede elétrica.
Usando a experiência como funcionário em manutenção de rede elétrica, Luciano comenta que com o seu trabalho de conscientização o possibilitou ir em diversos lugares, orientando públicos distintos e também enfatizou a responsabilidade que cada pessoa pode ter como cidadão que se preocupa com o que está em sua volta, sendo fiscal para prevenir acidentes nas residências ou em vias públicas.
Quando a professora Carla Bahia entrou para dá continuidade a programação do dia com a aula sobre Redação Jornalistica, a turma estava bem “elétrica”, acesa, atenta as perguntas. Qual seu nome, onde você mora, o que é escrever e por que escrever sobre favela?
A participação e interação foi perceptível desde as primeiras abordagens, a atenção foi estimulada pelo formato da sala, em circulo, favorecendo que todos estivessem sendo visto e percebidos. A discussão sobre o tema do dia, foi se aflorando e na medida que a participação era coletiva o entusiasmo tomava conta dos estudantes.
Relatos pessoais, sobre o dia a dia nas periferias, as dificuldades e as estratégias de superação, e sempre com o espirito de coletividade em cada discurso, foi o clima da aula.Todos com a energia renovada para escrever sobre as favelas.