Os membros da Executiva Nacional do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – FONSANPOTMA, estão presentes nas atividades do Acampamento Terra Livre – ATL e presenciaram na tarde da última quinta-feira (10), as agressões sofridas pelos Povos Originários Indígenas e à Deputada Federal Célia Xakriabá do PSOL de Minas Geral.

Povos de Matriz Africana e Povos Indígenas, compactuam de pautas importantes e necessárias para os demais Povos e Comunidades Tradicionais e agressões com qualquer segmento tradicional atinge todos os 28 segmentos do Brasil.

Nós que somos da Agencia de Noticias das favelas – ANF, repudiamos toda e qualquer agressão e violência contra grupos tradicionais e populares das lutas por direitos humanos.

Segue a Nota do FONSANPOTMA

O Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, vem a publico
manifestar, profunda solidariedade aos Povos Originários Indígenas, participantes do Acampamento Terra Livre - ATL e à Deputada Federal Célia Xakriabá - PSOL-MG. 

Diante da violência sofrida por parte da Polícia Legislativa do Congresso Federal. É inaceitável e preocupante o uso da força dos poderes do estado contra manifestações pacíficas e legítimas, especialmente aquelas que buscam a defesa dos direitos dos Povos Tradicionais Originários Indígenas e demais Povos e Comunidades Tradicionais. 

Direitos esses garantidos por Tratados Internacionais, Convenções, Leis Internacionais e, principalmente, pela Carta Magna, a nossa Constituição Federal. A atuação truculenta da polícia, relatada por diversas fontes e vídeos nas redes sociais, configura uma grave violação dos direitos humanos e democráticos. 

O Acampamento Terra Livre - ATL é um espaço fundamental de diálogo, resistência e luta pelos direitos originários, pela demarcação de terras, pela preservação ambiental e pelo futuro dos Povos Tradicionais Originários Indígenas no Brasil. 

A Deputada Federal Célia Xakriabá - PSOL-MG, legítima representante dos Indígenas no Congresso Nacional, tem sido uma voz firme e essencial nessa luta. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência e intimidação contra os participantes do acampamento, como também à deputada. 

Exigimos que os fatos sejam apurados com o rigor da lei e que os responsáveis por essa violência sejam devidamente responsabilizados e criminalizados. Nos unimos às vozes que clamam por respeito, justiça e pelo reconhecimento dos direitos dos Povos Tradicionais Originários Indígenas e demais Povos e Comunidades Tradicionais. 

Seguimos vigilantes e solidários na defesa de suas causas, das nossas causas. 

Assinam essa carta de solidariedade e manifesto, membros da Executiva Nacional do FONSANPOTMA. 

Brasília, 11 de abril de 2025.

Artigo anteriorPeri-Feiras Preta expande atuação e inicia circuito pelos bairros de Salvador
Próximo artigoRiqueza da informação causa pobreza de atenção
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Comunicação do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador de Comunicação e Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.