O ônibus com torcedores do Corinthians que capotou na rodovia Fernão Dias no último sábado, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, causando a morte de sete passageiros, estava com a verificação do tacógrafo vencida segundo o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

O tacógrafo, equipamento obrigatório, indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.  Além do uso obrigatório, deve passar por verificação.

Os resultados das verificações são enviados ao Ipem-SP para que sejam feitam análises do relatório e disco de ensaio ou fita de ensaio, onde ficam gravados os dados. No caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

Como a irregularidade foi descoberta?

Os técnicos do Ipem-SP usaram imagens do acidente para verificar, através da placa do ônibus, se o tacógrafo do veículo estava regularizado.

Segundo imagens do acidente é possível observar a placa do ônibus. A área técnica do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, realizou o levantamento e constatou que a verificação do tacógrafo estava vencida.

O acidente do último sábado, dia 19, envolveu 43 membros da torcida organizada Gaviões da Fiel, da subsede do Vale do Paraíba. Eles retornavam para São Paulo após o empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga o caso.

O que é o tacógrafo, ou cronotacógrafo?

O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para ônibus e outros veículos. O instrumento precisa ser certificado para assegurar a confiabilidade dos dados registrados.

O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. O disco guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Todas as informações contidas no tacógrafo são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Usuários devem verificar se ônibus, caminhão, van ou ônibus escolar possui o certificado de verificação do tacógrafo vigente e exigir desses prestadores de serviço a comprovação de regularidade deste instrumento.

Como verificar se o tacógrafo está em dia?

Segundo a lei 9.503 de 1997, artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, o cronotacógrafo é de uso obrigatório, inclusive, na condução escolar. É possível verificar a situação do instrumento AQUI.

Em 2022, o Ipem-SP verificou 436.448 cronotacógrafos. Para saber como são verificados e fiscalizados os tacógrafos, acesse AQUI.

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