Escola de Música Alcides dos Santos completa 145 anos em Cachoeira -Ba

A Escola de Música Alcides dos Santos, que funciona em Cachoeira- Ba, comemora 145 anos nesta sexta-feira, 10.

O reinício das aulas presenciais aconteceu na última segunda-feira (6), na sua sede, na Rua 13 de março, N° 22 em Cachoeira, Recôncavo baiano.

A escola é mantida pela Filarmônica Minerva Cachoeirana- Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana e atende gratuitamente cerca de 60 alunos e oferece turma kids de 7 a 10 anos, juvenil de 11 a 18 anos e EMJA a partir de 18 anos.

A equipe técnica da escola é composta por Denise Marques: Diretora Geral, Coordenadora Pedagógica, Monitora da Turma EMJA; Crislaine Moreira: Coordenadora Social; Claricio Mascarenhas: Supervisor pedagógico e monitor de Práticas Coletivas de Instrumento; Silas Daniel: Supervisor Disciplinar, Controle de portaria, monitor da Turma Juvenil, Monitor de percussão e madeiras; Gabriel Lucas: Monitor da Turma Juvenil e EMJA – Educação Musical para Jovens e Adultos e Turma de Metais; Tiago Aragão: Monitor da turma EMJA e da Turma de Instrumentos de Metais e Madeiras; Mariana Moura: Monitora da Turma Kids.

A diretora Denise Marques destacou o papel das famílias no apoio à formação musical e cidadã dos alunos, agradeceu o empenho da equipe e dos colaboradores e convidou toda a comunidade local para as festividades dos 145 anos da Filarmônica Minerva Cachoeirana dias 9 e 10 de fevereiro em Cachoeira. “Toda educação, quando exercida com amor, respeito, ética e compromisso, semeia sementes que futuramente serão os bons frutos de uma nova geração”, afirmou.

Ação com famílias

Além da formação musical, a escola orienta às famílias dos alunos. No último sábado (4) foi realizado o primeiro encontro da diretoria, monitores, alunos e familiares para fazer um balanço das atividades de 2022 e planejar ações conjuntas.

A diretora Denise Marques, o monitor Silas Daniel e o músico Hêggo Ian fizeram uma performance musical para os participantes do encontro e foi apresentada a estrutura, os objetivos e a programação de atividades para 2023.

No encontro também foram aprovadas a criação de uma comissão de familiares para dar apoio à direção da escola nas atividades socio pedagógicas e as regras de convívio que fundamentam o projeto pedagógico da instituição. O novo fardamento da escola foi distribuído para os alunos e será estreado durante as comemorações do aniversário da Minerva Cachoeirana. 

“Minha filha está se desenvolvendo muito na música e também nos estudos, com as pessoas, aprendendo se expressar, é muito importante dar essa oportunidade”, afirmou Miriam Badu, mãe de Ester Badu, 8 anos, que desde 2021 iniciou o aprendizado da flauta. 

Durante a pandemia as aulas presenciais foram suspensas e em 2021 os alunos tiveram aulas virtuais com o Maestro Clarício Marques que também faz a supervisão pedagógica na instituição. Nos últimos dois anos, seis alunos saíram da escola para compor a banda da filarmônica.

O músico Hêggo Ian, 18 anos, egresso da escola, passará esse ano a integrar o Programa Neojiba, uma política pública do governo estadual que promove a integração social de jovens e adolescentes através do ensino da prática musical coletiva.