Cores da Juventude nasce para incentivar o interesse dos estudantes pelo ensino formal, estimular a democratização do acesso à cultura e contribuir para a educação antirracista. A iniciativa, que será realizada por seis meses, vai atender cinquenta alunos da unidade de ensino, ao longo de dois meses, e depois circular por outros espaços parceiros da região, beneficiando, diretamente, cento e cinquenta participantes.
No mês em que se comemora o Dia do Professor, a Escola Municipal Professor Paulo Freire, situada na Vila do Pinheiro, no Complexo da Maré, recebe o projeto Cores da Juventude, uma iniciativa sociocultural que foi idealizada, pelo Instituto ESAC em parceria com o Instituto Maré, para enfrentar a evasão escolar e a falta de interesse dos estudantes pelo ensino formal.
Durante as aulas os alunos vão aprender técnicas básicas de pintura em grafite, através de pequenas telas e até em murais, resgatando a história e a memória do território, deixando um legado cultural nos espaços parceiros, através da arte.