21 escolas públicas do Nordeste alcançaram a nota máxima nos anos iniciais do ensino fundamental. Informações constam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado na última quarta-feira, 14. Entre as escolas que atingiram a nota dez, 15 estão localizadas no Ceará, cinco em Alagoas e uma em Pernambuco. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação.
Essas instituições foram as únicas a obter a pontuação máxima entre todas as escolas públicas avaliadas, que incluíram o ensino fundamental (anos iniciais e finais) e o ensino médio. O Ideb mede o desempenho dos alunos considerando a taxa de aprovação das escolas e os resultados obtidos na avaliação de matemática e português, conhecida como Saeb.
O indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, pelo Distrito Federal e pelos municípios, bem como resultados projetados para cada unidade escolar.
O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico, o GT Novo Ideb, com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e de novas metas