Ser jogador de futebol. Que menino nunca desejou isso? O sonho é um dos poucos direitos disponíveis a uma criança de favela e é neste palco que a atuação de pessoas como José Fernando Silva faz-se necessária. Há 16 anos, ele está à frente do projeto socioeducativo 6 de Maio – Sonhar e Realizar, que oferece atividades esportivas gratuitas a moradores do Morro do Juca, em Cascadura.
José Fernando criou a ação a partir da vontade de seus três filhos e de outros meninos da comunidade de se encontrarem para praticar futebol. Inicialmente, a escolinha atuava em um clube privado, mas devido à falta de recursos, teve que levar suas atividades para o Parque Orlando Leite.
Hoje, o fundador, que já dá aulas até para os netos, conta com a ajuda de estagiários e voluntários para tocar as atividades do projeto. O 6 de Maio – Sonhar e Realizar cresceu e, desde 2012, oferece atividades como boxe, capoeira e ginástica para terceira idade, através do programa Rio em Forma, da Prefeitura do Rio. A parceria também tornou realidade a reforma do parque e melhorias na iluminação da rua Ferraz, ampliando ainda mais os benefícios para a população local.
“Temos conquistado muito através do esporte, pois ele reduz muitos danos, como as drogas, a violência e o envolvimento do jovem na criminalidade”, declara Fernando, orgulhoso.
Serviço:
Projeto 6 de Maio – Sonhar e Realizar.
Parque Orlando Leite, Rua Ferraz, nº 02, Cascadura.
Escolinha de Futebol (turmas divididas de 6 a 9 anos e de 10 a 16 anos): segundas, quartas e sextas, às 15h; sábados, às 8h.
ATI (Atividade para Terceira Idade): segunda a sexta, de 7h às 10h.
Boxe e capoeira: quartas e sextas, a partir das 19h.
* Matéria publicada na edição de Julho de 2016 do Jornal A Voz da Favela.