Esequiel Teles: da favela para o pódio no Circuito Brasileiro de Jiu-jitsu

Neste domingo, 12, o morador do Bairro da Paz, favela de Salvador, e atleta juvenil, peso leve de jiu-jitsu, Esequiel Teles, foi campeão no Circuito Brazilian de Jiu-jitsu Profissional (BJJ PRO), na cidade de Ilhéus- Bahia.

Esequiel disputou várias lutas ao longo da competição e foi campeão no peso e no absoluto com kimono ( Gi ) e sem kimono ( NO – GI ), lutando em 4 categorias, sendo medalha de ouro em todas as categorias e conquistando pontuação suficiente para o ranking nacional de jiu-jitsu.

Crédito: William Teles

O evento fez parte da 2ª etapa do Circuito Bahia de Jiu-Jitsu Pro, e aconteceu no Ginásio de Esportes Herval Soledade e reuniu principais atletas do estado na modalidade.

A iniciativa foi promovida com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, e do mestre Guilherme Fubuia, professor de Jiu-Jitsu, Defesa Pessoal e MMA.

Os atletas competiram nas categorias GI e NOGI, valendo pontuação no ranking baiano.

A realização do evento é de responsabilidade do Circuito Brasileiro de Jiu-Jitsu Profissional. A primeira etapa de 2023 ocorreu em Salvador e contou com mais de 500 atletas, times e academias.

A ação tem como objetivo incentivar os atletas locais, além de trazer mais visibilidade e estrutura para o esporte da cidade. Os primeiros colocados irão receber premiação em dinheiro e medalhas.

A pontuação vale para o ranking tanto de equipes quanto do individual do Circuito Brasileiro de Jiu-Jitsu Profissional.

Além de Esequiel, o professor Cleber Xavier, também foi campeão na categoria adulto e no absoluto com kimono. Ele ministra aulas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos no Conselho de Moradores do Bairro da Paz.

O professor Cléber Xavier e o aluno Esequiel Teles: Crédito: William Teles

Histórico

Esequiel Teles, 16 anos, coleciona vários títulos em diversas categorias ( infantil, infanto juvenil e juvenil).

Os títulos do atleta são nas esferas municipais, estaduais e federais.

Além de jiu-jitsu, Esequiel também pratica capoeira e karatê e auxiliar de instrutor no Projeto Social Jiu-jitsu da Paz.

Artigo anteriorBahia inaugura Centro de Referência de Anemia Falciforme
Próximo artigoEvento relembra 5 anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.