No último sábado, 14, a candidata à prefeitura de Salvador Eslane Paixão (UP), registrou um boletim de ocorrência na 7ª Delegacia de Polícia Civil no Rio Vermelho, após ser vítima de um episódio de racismo no mesmo bairro, no dia anterior. De acordo com Eslane, na última sexta-feira, 13, durante um ato de campanha, enquanto ela estava panfletando quando um homem branco se aproximou como se fosse um apoiador e cuspiu nela.

“Um homem que se fez de apoiador da nossa campanha se aproximou de mim, cuspiu em mim, cuspiu nos materiais da Unidade Popular. Esse homem, branco, que estava em um restaurante, mentiu que estava apoiando, se aproximou desse momento para cuspir em mim. Isso mostra o absurdo que é a gente ainda sofrer racismo nos dias de hoje”.

Em nota, o Unidade Popular (UP) condenou o ocorrido e afirmou que os episódios de racismo não vão parar a campanha do partido e da candidata.

Eslane Paixão é militante pela reforma urbana do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Ela é presidente estadual da legenda desde a fundação do partido no final de 2019, integrando também o Diretório Nacional da UP.

Em agosto, Eslane Paixão, participou do encontro com candidatos à prefeitura de Salvador, no Bairro da Paz. O evento foi organizado pela Agência de Notícias das Favelas.