Evento na Bienal fala importância de atividades físicas e intelectuais na formação de pessoas.
Esse ano a Bienal do livro está com espaços para todos os públicos,incluindo os da favela. Uma série de atividades desse tipo já aconteceram e outras estão por vir. Hoje foi a vez das mesas “Educação e esporte: construir, conquistar, compartilhar” e “periferia e literatura”. Em tempos onde desigualdade social cresce, discutir sobre esses assuntos tem sido importantíssimo.
Nesse sentido, iniciamos falando do esporte como fator de transformação social. Como exemplo, podemos citar a Judoca Rafaela Silva. Ouro pelo Brasil nas olimpíadas de 2016, ela foi aluna do professor Flávio Canto. É atleta do projeto Reação, que atende crianças carentes na Cidade de Deus e na Rocinha. Hoje em dia ela é 3° sargento da Marinha e um sucesso Mundial.
Do mesmo jeito que o esporte pode transformar vidas, a leitura e a escrita também, ainda mais na periferia. Atualmente, é a própria favela que narra sobre a vida dentro e fora dela. Não é mais só o homem branco que conta sobre a vida na Comunidade. Essa escrita faz o leitor se identificar com aquilo pelo fato dele viver aquela realidade. Aí ele passa a dar valor a ela.
Autores como o Otávio Jr (livreiro do Alemão), que foi convidado para mesa e Jessé Andarilho (inclusive, foi capa do mês de agosto do nosso jornal) representantes desses tipos de texto. Eles trabalham temas como o olhar da janela de uma criança, a vida na Comunidade e o preconceito. Olhando as história de vidas, um começou a ler ao encontrar um livro no chão e o outro já escreveu uma obra num trem lotado. Como fruto dessa atitude, ambos são conhecidos Internacionalmente.
A Bienal desse ano está mostrando toda sua cultura. Com feitos inéditos, nesses dez dias a favela está sendo mostrada de um modo diferente. Fugindo dos esteriótipos, está se vendo o quão rica ela é de talentos, seja na poesia, percussão, nos esportes ou em tantas outras coisas. Se todos tivessem mais acesso ao conhecimento e educação de qualidade, as coisas seriam diferentes.