Marco Aurélio Winholt Castro, era estudante de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ele estava na companhia de alguns amigos e foi atingido por um tiro disparado por policiais militares na noite da última sexta-feira, 06/10, no bairro Nova Cidade, em Manaus.
Segundo relato de familiares, antes de cometer o crime, os policiais perseguiam um carro branco – “os policiais estacionaram e assustaram os meninos, que saíram correndo, o que fez os agentes dispararem e atingir Marco Aurélio nas costas”.
Como Marco Aurélio era estudante da UFAM as “autoridades policiais” não tiveram como colocar a culpa na vítima, indicando “envolvimento com o tráfico”, “troca de tiro” ou “resistência contra ordem policial”.
Em NOTA, estudantes e professores militantes da DS – Democracia Socialista publicaram Nota de Protesto, exigindo apuração e punição aos responsáveis.
Confira a Nota:
Estudante da UFAM ASSASSINADO POR PMs covardes: exigimos punição e justiça imediatamente
Lamentamos profundamente a morte de Marco Aurélio, estudante da UFAM, mais um cidadão brasileiro EXECUTADO em decorrência da violência policial. A Democracia Socialista repudia veementemente a atitude dos policiais militares envolvidos no caso e exige uma investigação rigorosa para que sejam identificados e punidos todos os responsáveis pelo crime.
Acreditamos que a violência policial é um problema grave em nosso país e deve ser combatida com firmeza. É inadmissível que agentes do Estado ajam com tamanha brutalidade contra a população que deveriam proteger. Por isso, exigimos que O Governador Wilson Lima tome medidas efetivas para coibir esse tipo de comportamento criminoso.
A Democracia Socialista se solidariza com a família da vítima e com todos aqueles que lutam por justiça e igualdade em nosso país. Continuaremos na luta por um Brasil mais justo e democrático, onde a vida humana seja valorizada acima de tudo.