João Pedro Marinho de Oliveira, 20 anos, filho de agricultores da cidade de Ipueira no Rio Grande do Norte, tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Ele teve em sua mãe, uma mulher de 49 anos a inspiração para fazer o exame. O jovem foi uma das 60 pessoas do Brasil a tirar nota mil na redação do Exame. Seis estudantes foram do RN. O jovem potiguar sonha em ser desembargador.
João Pedro, caminhava cerca de 2 horas diariamente, de sua casa até a cidade de Caicó/RN, onde cursava o ensino médio. Desafio diário e dedicação aos estudos. Ele fez toda a trajetória escolar na rede pública de educação e concluiu o ensino médio em 2022.
As notas das provas foram divulgadas nesta última terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação do ENEM do ano passado tinha como tema: “O enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Um dos grandes desafios para os jovens moradores de cidades pequenas do Nordeste brasileiro são as distâncias e as dificuldades de transporte e acesso a bibliotecas públicas.
O sucesso de João Pedro é motivo de orgulho para familiares, amigos e ex-professores, destacando que a educação pública pode, sim, gerar resultados excepcionais.
Acesso ao ensino superior
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é a principal porta para o acesso ao ensino superior no Brasil. permitindo a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.