Cerca de 30 estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade de Michigan e da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram recepcionados por artistas, capoeiristas, ativistas sociais e moradores do território Nordeste de Amaralina, em Salvador.
A rota foi iniciada pela localidade conhecida como “As Casinhas”, no Vale das Pedrinhas. Em seguida o grupo se dirigiu ao empreendimento “Coxinha da Nega” para degustar da iguaria preparada à base de frango e farinha de trigo. A programação ainda contou com a participação da mestra em Geografia pela UFBA e autora do livro: A Feira Dominical do Nordeste de Amaralina, Regina Célia Rocha, que fez uma breve exposição sobre a história da referida Feira.
A turma era composta por estudantes americanos e brasileiros. O tuor aconteceu no último dia 7.
Segundo o coordenador da Central Única das Favelas (CUFA- Nordeste) e mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social da UFBA, Juca Ribeiro, a ação buscou mostrar para os estudantes “as potencialidades da nossa favela”, além disso, “essa iniciativa visa o fomento e fortalecimento para a criação de um roteiro de Turismo de Base Comunitária na região do Nordeste de Amaralina”
Os estudantes também visitaram o Ateliê e Museu Ecológico, do artista plástico, André Fernandes, que apresentou sobre o Movimento Ondas de Plástico, enquanto o professor de capoeira Angola, Osvaldo Pereira (Empenado) realizou uma apresentação sobre as raízes da capoeira e ancestralidade.
O tour foi finalizado no Quabales onde todos conheceram a instalação da organização cultural, a história e alguns instrumentos musicais produzidos a partir de materiais reciclados. O projeto Quabales foi idealizado por Marivaldo dos Santos.
Durante o tour, os estudantes estiveram sob a coordenação das Profas. da UFBA, Luciana Veras e Luiza Teixeira.
A atividade foi da Central Única das Favelas (Nordeste de Amaralina) e da Bahia Cidadã, em parceria com a Escola de Administração da UFBA e grupos culturais e artísticos locais.
Outras ações para implantação do turismo no território do Nordeste de Amaralina
- Foi criado no dia 27 de março de 2023, o Núcleo de Economia Criativa, Circular, Culturas e Turismo da Região do Nordeste de Amaralina, localizado provisoriamente, à Rua Olhos D’água, Alto da Alegria, Bairro: Nordeste de Amaralina, presidido por Everaldo de Souza, músico e ex-timbaleiro.
- O presidente da Rede Mundial de Étnico Empreendedorismo (Rede Emunde), Edson Costa, tem acompanhado o processo de desenvolvimento do turismo afro e/ou de base comunitária no território do Nordeste de Amaralina, por enquanto de forma não oficial.
- Um Guia de Turismo Regional da Bahia apresentou no Festival Salvador Capital Afro, em 2022, um projeto e foi aceito para implantação da Rota Afro da Feirinha do Nordeste de Amaralina.
O território Nordeste de Amaralina é formado pelos bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste de Amaralina, que junto somam quase 100.000 (cem mil) moradores, em sua maioria de jovens negros e negras com pouca opção de lazer.
Mais informação envie uma mensagem para o número do whatsapp de Juca Ribeiro: (71) 98893-3153.