Enquanto grande parte da população está submetida a isolamento social, algumas categorias profissionais ainda precisam estar em seus postos de trabalho, é o caso dos trabalhadores de call center (Operadores de Telemarketing).
Em conversa com alguns profissionais de diversas empresas, o que se vê é um descaso dos patrões com seus funcionários, a ponto de contribuir para atrapalhar os esforços dos governantes e da sociedade em conter o avanço do vírus, uma vez que estes trabalhadores desempenham suas funções em ambientes com pouca ventilação ou sem renovação de ar.
Esta situação expõe todos e permite o risco de toda sua força de trabalho, pois aos funcionários não é oferecido nem o básico: máscaras para segurança pessoal, e o álcool gel além de regrado levanta-se suspeitas da qualidade comprometendo assim a eficácia.
Certo que mesmo afastando os idosos, gestantes e portadores de algum problema de saúde o contingente ainda é grande.
Vale ressaltar que jovens são mais resistentes ao vírus, mas depois de trabalhar em um local que aumenta muito o risco de contaminação estes funcionários voltam para seus lares, onde na maioria moram com outras pessoas, sempre existe um filho, um esposo, um pai, uma mãe, e aí, a ideia de isolamento perde o sentido, pois a precaução de seus familiares é colocada em risco por empresas que não tem o mínimo de zelo por seus funcionários.
O descaso é tanto que algumas empresas receberem visitas dos órgãos de fiscalização, e funcionários estão sendo barrados na portaria, esperando autorização para adentrar a empresas.
A finalidade não é prejudicar empresas e sim criar meios para que elas encontrem a maneira mais fácil de contribuir para combater esta pandemia, e isso se finde o mais rápido possível.