Começando na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, e se estendendo por três dias, até sábado, dia 19, acontece na capital paulista o Favela Cria, encontro para discutir a comunicação das favelas e periferias.
O evento irá reunir comunicadores de todas as áreas e regiões do Brasil. O objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos sobre como fazer comunicação assertiva dentro e fora das favelas, explorando suas distinções e potencialidades.
O Favela Cria é uma oportunidade de discutir a importância da publicidade e do jornalismo nesses territórios, muitas vezes estigmatizados pela mídia convencional. De acordo com a diretora executiva do Grupo Cria Brasil, a jornalista Fran Rodrigues, a ideia do encontro é fortalecer a narrativa midiática sobre as favelas.
“É um momento de compartilhar experiências e conhecimentos de quem vê de dentro para fora da favela. Para que as marcas e empresas possam alcançar o público das classes C, D e E de forma efetiva, é crucial que considerem a importância da representatividade em suas campanhas”, destaca Fran.
Força econômica das periferias
O relacionamento com as favelas permite que as empresas aumentem o ecossistema de comunicação. Segundo o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, é fundamental mostrar que as comunidades são consumidoras de produtos e serviços, impulsionando a economia.
“Juntas, as favelas movimentam R$ 202 bilhões de reais anuais. As marcas têm percebido esse potencial consumidor e precisam falar com esse público. Quem não está se comunicando e investindo na favela está perdendo dinheiro”.
Comunicação, eis a chave, ou uma delas. Ciente disso, o Favela Cria terá uma programação de comunicação segmentada, com temas como jornalismo periférico, marketing de influência e publicidade nas favelas. Haverá desfile da Cria de Periferia, marca de moda voltada para a valorização da cultura periférica.
Quem vem dar o papo?
Para falar sobre esses temas, o evento tem gente da pesada. Entre outras e outros, estarão:
Gisele Alexandre, editora chefe do jornal Espaço do Povo e fundadora do EduCapão
Aline Rodrigues, do Periferia em Movimento
Eliane Trindade, da Folha de S. Paulo
Fábio Turci, ex-repórter e ex-apresentador da TV Globo, criador do podcast Existo
Léo Britto, grande repórter fotográfico do Espaço do Povo e da Agência Mural
Siyabulela Mandela, bisneto do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ativista e diretor da ONG Journalists for Human Rights
Thiago Simpatia, da TV Globo e Cria de Favela
Os publicitários Rafael Coca, da Spark e Joca Guanaes, da DM9DDB
Alexandre de Maio, sócio do Catraca Livre e do Studio Salve
Cris Konebo, Outlawns produtora.
Onde rola e quem faz Favela Cria
O evento acontecerá no Pavilhão Social do G10 Favelas, localizado na segunda maior favela de São Paulo, a comunidade de Paraisópolis.
O Grupo Cria Brasil nasceu em 2012 como Agência Paraisópolis, com a missão de transformar a narrativa midiática sobre as favelas. Na época, já existia o jornal local Espaço do Povo, fundado em 2007 pelo atual CEO e fundador do Grupo, Joildo Santos.
A iniciativa de comunicação quebra estereótipos de violência e marginalização associados às favelas, buscando mostrar seu imenso potencial econômico, cultural e criativo. Para Joildo Santos, CEO do Grupo Cria Brasil e morador de Paraisópolis há mais de 30 anos, construir narrativas positivas sobre a favela sempre foi o seu principal objetivo como comunicador.
“Como uma comunidade, era necessário fazer com que a favela saísse desse quadro, de sempre ser retratada na mídia, como marginal e violenta, e mostrar o seu grande potencial, por ter uma população economicamente ativa, mas que é esquecida pela publicidade por não ser representada nos comerciais”, afirma Joildo Santos.
Serviço
Para participar do Favela Cria, basta se cadastrar gratuitamente pelo link e doar 1 quilo de alimento não perecível para a campanha de combate à fome do G10 Favelas.
Encontro de Comunicadores Favela Cria
Dias 17, 18, e 19 de agosto de 2023
A partir das 9 horas
Local: Pavilhão Social do G10 Favelas.
Endereço: Rua Itamotinga, 100, Paraisópolis, São Paulo, capital
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível
Cadastro: https://www.sympla.com.br/evento/favela-cria-2023-comunicacao-de-impacto/2063387