“Essa exposição ressignifica, tanto o lixo hospitalar, quanto minha vida. Declara Lívia Passos, a artista plástica em abertura de exposição de arte.”
Com calorosa receptividade do público presente, que foi embalado ao som do saxofonista Jovan Santos, a artista plástica Lívia Santos, 50 anos, fez a abertura da sua exposição artística: Do Coletor de Resíduos ao Luxo das Artes, hoje, na maternidade José Maria de Magalhães Neto, em comemoração ao dia do meio ambiente, em Salvador.
Lívia, também é colaboradora da ANF- Agência de Notícias das Favelas, em Salvador.
A exposição que objetiva promover além de arte, a conscientização na redução e aproveitamento dos resíduos hospitalares sólidos, e seus benefícios para saúde e meio ambiente, levou profissionais e acompanhantes de pacientes da maternidade, para o hall do primeiro andar, para apreciar as obras de arte da artista.
De acordo Davi Cortele, gerente administrativo da maternidade, “a exposição vêm no momento importante para a equipe multidisciplinar, principalmente no mês que é comemorado o mês do meio ambiente, e também pelo momento que os profissionais de saúde estão vivendo em relação a pandemia”.
O gerente também destaca sobre a campanha do hospital “Estamos com um projeto atualmente de acreditação hospitalar, que visa sempre a melhoria dos processos. Essa parceria com Lívia trás a todo momento, um ganho em relação quando a gente pensa em conscientização ao meio ambiente, porque a gente reduz a questão de resíduo, e tiramos um pouco o foco em relação a questão da Covid que estamos vivendo”.
Acompanhada da família, a artista plástica Lívia Passos, que também é técnica de enfermagem há mais de 30 anos, agradeceu a todos os presentes, e, em especial, ao convite da Engenharia ambiental, Giselle Maria Britto, que proporcionou sua ida e exposição na maternidade.
Lívia ressaltou que esse trabalho de conscientização dos resíduos hospitalar, tomou uma proporção muito importante na vida dela.” Eu faço parte do grupo operacional invisível, essa exposição ressignifica, tanto o lixo hospitalar, quanto minha vida. Eu estou saindo da parte operacional do serviço para chegar em nível diferente. Destaca a artista.
O trabalho de reciclagem de Lívia, que faz parte do seu projeto Revivart, vai contagiando aos poucos, e algumas pessoas começam a colocar em prática, como é o caso da enfermeira Sandra Márcia Matos que conheceu o projeto há um tempo.
“Eu conheci o trabalho de Lívia e comecei com essa filosofia há um tempo, eu fiz o aniversário do meu filho, e quase toda a decoração foi com resíduos hospitalar. As caixas que vêm cateteres, eu peguei umas 100 caixas e elas foram transformadas na parte de cima da tartaruga”, comenta Sandra Márcia Matos.
Sandra Márcia Matos, lembra da emoção das pessoas com a arte de Lívia “As crianças ficaram loucas e os adultos também queriam. Com uma brincadeira você pode está tirando, diminuindo o lixo, e transformando dentro do seu dia a dia”.
A exposição é promovida pelo IGH, com apoio do projeto Revivart, é restrita a equipe do hospital, e está aberta também acompanhantes de internados. O evento faz parte da II feira do Meio Ambiente do hospital, segue aberta até o dia 11 de Junho, das 9h às 16h no Hall do 1º andar do hospital, localizado na Rua Marques de Maricá, bairro Pau Miúdo , Salvador-BA.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas