Exposição Breakingrafia: uma imersão no universo da cultura Hip Hop

Neste sábado 11 de novembro, será inaugurada a Exposição Breakingrafia, de Amanda Baroni. A proposta visa proporcionar uma imersão no universo da cultura Hip Hop. A exposição ficará disponível na Galeria de Arte Sesc Niterói – Rua Pe. Anchieta 56, e conta com uma curadoria em um acervo captado em todo Brasil, desde 2012.

Amanda Baroni é jovem da maré, idealizadora do projeto e do conceito Breakingrafia, e propõe o fazer artístico e a reflexão através da fotografia. Conecta o protagonismo da juventude, a comunicação, memória e cultura através dos seus registros fotográficos, é membro do Hip Hop desde 2007, como B.Girl (dançarina de Breaking) e fotógrafa especializada em Breaking, formada pela Escola de Fotógrafos Populares em 2012. Traz como influências pitadas de Jamel Shabazz, Martha Cooper e Joe Conzo, que são referências nos registros sobre Hip Hop e juventude do anos 70.

Ao longo dos anos, Amanda soma mais de 22.000 arquivos e cerca de 50 eventos registrados, que inspiraram a idealização desta exposição onde fazer a curadoria das imagens foi um desafio!

Além da Exposição, o projeto prevê uma oficina prática de fotografia de Breaking, que será realizada em janeiro de 2024 no Sesc Niterói. A oficina compartilha teoria e prática através da apresentação de fundamentos fotográficos e dicas de como fotografar o Breaking, movimento e retratos no Hip Hop.

A programação é #culturaacessível e tem acessibilidade com audiodescrição em QR CODE para as imagens da exposição!

A inauguração conta imersão sensorial em uma uma Batalha Show com dançarinos de breaking além da presença de todos os elementos do Hip Hop, como Graffiti, DJ e MCs.

A exposição e oficinas são gratuitas.

Link de inscrição para a oficina: “Breakingrafia, – Oficina Fotográfica” em Rio de Janeiro – 2024 – Sympla