De junho a agosto a exposição “Domingos de Sol” estará, simultaneamente, no Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169) e no Museu da Escravidão e Liberdade (Rua Pedro Ernesto, 80) propondo pontes no tempo através de lembranças das praias do Recôncavo da Baía de Guanabara.
A abertura da exposição acontece no dia 16 de junho, no Galpão Bela Maré, e segue até 28 de julho. E a partir do dia 23 de junho até 23 de agosto, entra em cartaz no Museu da Escravidão e Liberdade. A entrada é gratuita.
A mostra faz um passeio entre as memórias das praias e ilhas que existiam no litoral do subúrbio carioca e suas paisagens transformadas durante as últimas décadas. Neste percurso, destaca-se a potência destes espaços para se manterem como lugares de encontros e promoverem manifestações populares, mesmo em meio a tantas mudanças.
A exposição articula obras de acervos históricos e documentações contemporâneas, resgatando o imaginário popular das praias do subúrbio e sua dinâmica sócio-cultural e econômica: o trabalho dos pescadores, o carnaval, o lazer, os piqueniques em famílias, festas, desfiles, comemorações religiosas, o descaso ambiental através dos olhares das fotógrafas Marcia Farias, Elisângela Leite e Rosilene Miliotti, e dos fotógrafos Bira Carvalho, Francisco Valdean e Veri Vg.