Nova Brasília - Memórias

 

No próximo dia 10 de julho acontecerá mais uma edição da exposição “Memórias”. E para brindar todos os participantes a programação será diversificada.  Além dos trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos da Nave do Conhecimento, ocorrerão várias atividades que envolvem arte, cultura e tecnologia, inclusive stand up. Será um dia inteiro com expressões e linguagens de comunicação que deverão ser apreciadas e apropriadas pelo público.

Para ampliar o cardápio de ações, será composta uma instalação no interior da Nave que remete as memórias infanto-juvenis, especialmente àquelas de vivências típicas de subúrbios do Rio de Janeiro, brincadeiras de criança que estão meio esquecidas. Tais brincadeiras servem como dispositivo para imaginar, inventar e criar coisas, movimentos, vida. Nessa perspectiva, a “Memórias” não apenas traz uma pluralidade de atividades artísticas, mas aguça imaginação, invenção e criatividade.

O dia será encerrado com o já tradicional “Saraubandalha”, onde serão reunidas desde apresentações de músicas ao vivo, teatro e uma apresentação de Stand Up Comedy, com o grupo “Os Confrades”.

Mais da programação:

Artes / Intervenções visuais: em uma sala escura o público poderá interagir diretamente com a magia da tecnologia visual. Serão exibidos filmes, projeção mapeada e até fotografia que se movimenta e conversa com o expectador. 

Contação de histórias: dialogar o lúdico com a criatividade infantil, fornecer fragmentos literários até criar interação precisa com os participantes. 

Teatro: a turma do Contrabando fará uma apresentação teatral. 

Exposição de fotografias: será exposto um ensaio fotográfico realizado em creches locais, onde trabalham com metodologias participativas entre educador e aluno. 

Saraubandalha: além de muita música ao vivo, de variados estilos (rap, clássico, samba…), o Sarau trará também uma pluralidade de expressões artísticas. Terá teatro, poesias, microfone aberto, e o lançamento da Literatura de Cordel feita especialmente para a Nave do Conhecimento, com o cordelista José Franklin. 

Oficina de T.I.: apresentar aos frequentadores o que foi aprendido em sala de aula. O principal objetivo é mostrar como montar um computador de mesa e apresentar alguns conceitos de peças internas.