Entre hoje, 19 de outubro, e o dia 18 de novembro, acontece a Exposição Bens do Brasil: gente, saberes e tradições, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) do Sebrae no Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, a mostra conta com narrativas associadas a 12 bens culturais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A exposição vai contar a história das gentes do Brasil, grupos que mantêm relação direta com a produção de bens culturais de natureza imaterial, como o Mamulengo, o Babau e o João Redondo, alguns dos nomes pelos quais é conhecido o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Instrumentos musicais, brinquedos, vestimentas e outros objetos são parte dos 12 bens culturais.
A mostra é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado em 2022 entre Iphan e Sebrae. Como resultado, as duas instituições publicaram uma revista digital e uma trilha de capacitação voltadas para artesãos e artesãs de todos os estados brasileiros, com cursos como marketing e uso de redes sociais.
Na lista de objetos que os visitantes poderão conhecer na exposição, ainda estão as peças produzidas pelas paneleiras de Goiabeiras, em Vitória (ES), e as Violas de cocho dos mestres cururueiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao promover os territórios e os saberes e práticas de comunidades tradicionais, a exposição Bens do Brasil também busca movimentar a economia criativa e fortalecer identidades culturais.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas