Neste sábado (29), às 16h, a exposição Serpente do Mundo: memória, destino, conhecimento e liberdade” se despede do Centro Cultural Correios com uma roda de conversa sobre “Os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia“. O evento, com entrada gratuita, reunirá a artista e fotógrafa Káliman Chiappini, além da deputada estadual Dani Balbi, da editora do selo Casa da Favela, Jaqueline Palazzi, e da secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.
A mostra, que estreou em 15 de janeiro, reúne 30 fotografias capturadas por Chiappini ao longo de quatro anos e quatro continentes. A exposição propõe uma nova leitura do mito de Eva e a serpente, transformando o animal, historicamente associado à tentação, em um símbolo de liberdade e conhecimento feminino. As imagens retratam as realidades vividas por mulheres em diferentes partes do mundo, promovendo um olhar crítico sobre suas condições sociais e culturais.
Sobre o encerramento da mostra, Káliman reflete: “Encerrar essa temporada é como fechar, com ternura, um livro de memórias, para ser aberto em outro tempo e espaço. A exposição foi uma janela para mundos possíveis. Vi pessoas saindo em fala e em silêncio, e senti que expor é um ritual entre memória e desejo. A história das mulheres nunca termina. Encerramos a exposição, mas não o movimento.”
O evento final convida o público a refletir sobre questões essenciais, como: O patriarcado tem impacto direto sobre o colapso climático? Como as mulheres podem liderar novos modelos de relação com a terra e com o futuro? O que significa ocupar o centro do discurso numa sociedade que tenta nos manter nas bordas?
A participação é aberta a todos os interessados. Mais informações sobre a exposição e a aquisição das fotografias estão disponíveis no Instagram oficial: @serpentedomundo.
Serviço: Roda de conversa – “Os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia”
Sábado, 29 de março
16h
Centro Cultural Correios – RJ
Entrada gratuita