Foi divulgada uma conversa do Presidente Bolsonaro com o ex-ministro Sérgio Moro, que aconteceu no dia 22 de abril. Na troca de mensagem, o presidente enviou informações falsas sobre o funcionamento do Hospital Espanhol, em Salvador, que atenderia pacientes afetados pelo novo Coronavírus.
No teor do diálogo, a mentira citava que o hospital seria administrado por uma empresa que pertence ao filho do deputado federal Otto Alencar, as refeições seriam responsabilidade de familiares do senador Ângelo Coronel.
Veja um trecho da mensagem: “Hospital Espanhol, em Salvador, é reativado pelo governador Rui Costa, teve sua ‘administração’ entregue gratuitamente e sem licitação ao INTS […] Agora, você sabe a quem pertence este INTS? É do filho do senador Oto [sic] Alencar!”.
Os citados na mensagem informaram que não têm nenhuma relação com as instituições e com as negociações sobre a reabertura do hospital, assim como seu funcionamento, e as medidas judiciais já estão sendo tomadas para que os culpados sejam punidos.
Em nota divulgada hoje, 24/05, o governador rui Costa disse: “Lamentável um presidente compartilhar e enviar notícia falsa a um ministro da Justiça. Esse fato pode ajudar no inquérito aberto pelo STF e na CPI das Fake News do Congresso, que buscam identificar e punir os responsáveis pelo esquema criminoso de divulgar mentiras e calúnias”.