O “Fala Tu Lab”, é um projeto da Matizar Filmes e da Baluarte Cultura que visa incentivar novos talentos na produção de curtas-metragens documentais, oferecendo uma plataforma para que jovens cineastas explorem o cinema com olhar crítico e inovador. E em comemoração aos seus 20 anos, vai financiar quatro projetos de curtas documentais oferecendo um programa de formação.
A iniciativa busca ser um núcleo de experimentos e aprendizado, promovendo trocas e escutas cinematográficas plurais, diversas e inventivas. O projeto também conta com o apoio da Paradiso Multiplica, Festival do Rio, Canal Curta e Solar dos Abacaxis.
O programa vai apoiar quatro projetos documentais, cada um com um subsídio de R$ 14 mil e a participação em um curso de formação com grandes nomes do cinema nacional. A ideia é estimular estudantes cotistas de universidades públicas e bolsistas do PROUNI de universidades privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a criar documentais autorais, especialmente aqueles de narrativas não convencionais, como filmes experimentais, interativos, performativos e poéticos.
Serão selecionados até 12 projetos para apresentação ao grupo de jurados e, em dezembro, serão anunciados os quatro finalistas. Todos os detalhes poderão ser acompanhados nas redes sociais da Matizar Filmes e da Baluarte Cultura.
O programa de formação com duração de quatro meses contará com a mentoria de renomados profissionais da indústria como Allan Ribeiro e Milena Manfredini, além de aulas com Mariana Baltar e Lívia Goulart.
“Fala Tu, nosso primeiro filme, celebra 20 anos e para comemorar estamos lançando esse laboratório de apoio a novos projetos de cinema”, diz Nathaniel Leclery, um dos fundadores da Matizar Filmes e autor do argumento do Fala Tu.
“Eu espero que os filmes e processos do Fala Tu Lab sejam tão transformadores para seus realizadores e personagens quanto foram para mim e Nathaniel Leclery e para o Macarrão, a Combatente e o Thogun Dj A.”, diz Guilherme Coelho diretor de Fala Tu e cofundador da Matizar.
“Em 2004, a Matizar trouxe para as telas a vida e o sonho de quatro jovens rappers da Zona Norte do Rio, no premiado documentário “Fala Tu”. Vinte anos depois, queremos novamente a juventude em foco, agora atrás das câmeras”. Afirmou, Mariana Ferraz, produtora executiva da Matizar
O projeto é exclusivo para estudantes cotistas de universidades públicas e bolsistas do PROUNI de universidades privadas da Região Metropolitana do Rio. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 14 de outubro a 14 de novembro no site www.matizar.com.br/falatulab. Os curtas-metragens finalizados terão estreia em uma sessão especial em sala de cinema, celebrando o talento e as histórias desses novos cineastas.