O Brasil ainda está em processo de vacinação contra a COVID-19, e até a data atual, não chegou a 70 % da população contemplada com a 1º dose. É sabido que o atraso do governo federal na compra das vacinas atrapalhou a imunização do país e também o movimento negacionista de uma parte da população em disseminar o pensamento de que a vacina não é a melhor opção para combater a pandemia.
Pensando nisso, convidamos alguns brasileiros a falar da sua emoção em poder ter se vacinado e qual mensagem eles mandariam à quem é anti-vacina.
Foram feitas as seguintes perguntas aos entrevistados :
1. Qual o sentimento que você tem em saber que conseguiu se vacinar ?
2. O que você diria para uma pessoa que é contra a vacina?
Alberto de Souza Leal, 37 anos, São Paulo – SP, Fotógrafo/Educador Ambiental/ Técnico Ambiental
1. Não fiz mais que a minha obrigação. Sobre o meu sentimento é cooperação
2. Não se trata só de mim, mas de um bem coletivo que é maior que o meu.
Marcos Vinícius, Xarope Mc, 35 anos, Salvador- BA, Músico e Pedagogo
1. Primeiro sentimento foi de alívio, devido a está vivo mesmo. Depois lembrança dos amigos que perdi, dos irmãos na idade produtiva que perdi pra essa doença maligna. Sentimento de esperança, gratidão e por aí vai…
2. Para que essas pessoas se responsabilizem com eles e com o próximo, que eles tenham amor à vida e que eles são privilegiados por que muita gente queria ter a chance de ser vacinado e eles são privilegiados por terem essa oportunidade.
Bruno Meireles,36 Anos, São Paulo – SP, Atendente de Call Center
1.Meu sentimento em vacinar é o melhor possível, uma vez que é a única maneira pra que possamos ser imunizados e voltarmos a vida normal
2. A pessoa que é contra a vacina precisa se informar melhor e estudar a eficácia de fato, sem preconceitos ou acreditar em informações falsas
Hilem Moisés de Souza Rodrigues, 41 anos, Rio de janeiro- RJ, funcionário público
1. O sentimento é de felicidade, pela minha segurança e principalmente de minha família, além de aproximar ao retorno de algo que podemos chamar de normalidade.
2. Para um anti-vacina, eu digo que a decisão dele coloca em risco toda a comunidade, não só a ele, mas também à sua família, amigos e aos que o cercam, concordem ou não com a atitude dele.
Vitória Régia Izaú, 49 anos, Belo Horizonte- MG, Professora
1. A vacinação me emocionou muito. Senti um misto de alívio e preocupação. Saber que muitas mortes seriam evitadas se houvesse um calendário nacional com vacinação em massa, me deixou muito abalada. Felizmente o sorriso do meu filho que me acompanhou tornou tudo mais leve!
2. Para os negacionistas, digo que nada justifica não cuidar da saúde e se vacinar, visto que esta é a única forma de conter a violência do vírus e evitar a intubação ou até a morte indigna do luto e da despedida dos amigos.
Bruna Bianc, 27 anos, Carapicuíba -Sp, Marketing
1. Sentimento é um misto de gratidão, felicidade e confesso um pouco de tristeza por saber que perdi alguns dos meus que não teve essa oportunidade
2.Eu diria que vacinas salvam vidas e os números estão aí para provar isso.
Sulamita Lage, 40 anos, Rio de Janeiro – RJ, Pianista
1. Sentimento de alegria, orgulho pela nossa ciência e alívio. Ao mesmo tempo de tristeza pelas pessoas que não conseguiram. Perdi muita gente que parelhava a minha idade.
2. Eu diria que nunca na história desse país tivemos tantos fiscais de vacina e cientistas formados em tão pouco tempo. Nunca perguntaram nem de que marca era a vacina que tomaram a vida inteira e agora querem dizer que são contra. Eu pediria no mínimo uma indicação de um artigo de uma revista confiável, que diz que as vacinas não são eficazes, que vacina A, B ou C são inúteis. Eu diria para a pessoa ler e se informar. Ser contra a ciência, é ser contra a vida.
Maristela Nogueira, 46 anos, Contagem MG, Professora
1. Ao saber que seria vacinada ( na segunda) comecei a chorar ( na sexta). O choro foi um misto de emoções: alegria por mim, tristeza pelos que partiram sem conseguir a vacina, raiva dos que dificultam o acesso e provocaram mortes desnecessárias.
2. Que é importante essa ação. É preciso continuar a dar credibilidade para a medicina e as pesquisas. Caso contrário enterraremos a ESPERANÇA
Wagner Agnello de Azevedo Alves, 36 anos, Santos-SP, Engenheiro Mecânico
1. É um sentimento de alívio, por finalmente chegar a minha vez, de privilégio por saber que há muitos precisando de vacina e não estão sendo alcançados e de esperança por ver que a imunização está cada vez alcançando mais pessoas.
2. Eu convidaria essa pessoa a repensar essa posição, pois a vacina é o meio pelo qual retomaremos a normalidade e deixaremos de perder tantas pessoas para essa doença terrível. Diria também que essa pessoa acompanhasse as estatísticas que apontam que onde avança a vacina a mortalidade diminui.
Marco Antonio, 52 anos, Nova Iguaçu – RJ, Profissional de TI
1. O sentimento é de alívio. Perdemos muitas pessoas, sejam amigos ou parentes. Depois de mais de 1 ano esperando uma solução para esta pandemia. Que não é fakenews, ainda que alguns preguem isso
2. Vacina salva vidas. Basta ver no decorrer da história, sempre teve uma corrente contra vacina. Não deixe de se vacinar, e estimule outros a se vacinarem, pois preserva sua vida e a vida dos que você ama.
Paulo Sérgio da Silva , 30 anos, São Paulo- SP, Técnico de Enfermagem
1. Bom o sentimento que eu tenho é de proteção e alívio penso que de cada dez pessoas vacinadas nove saem alegre ,tiram fotos e querem mostrar para as pessoas em que estão protegidas , e a sensação de igualdade já que a vacina não é vendida e todos tomamos nossas doses em tons igualitários.
2. Eu diria que a vacina é o único meio eficaz de se combater essa pandemia, e que nessa hora temos de agir com a cabeça e com o coração, por que temos de ver que se não tomarmos não vamos está prejudicando apenas a nós mesmos, mas a muitas pessoas inclusive as que amamos, quando não tomamos a vacina ficamos mais propensos a proliferação do vírus, mais acima de tudo que a vacina está salvando vidas sim e que é importante todos tomarem.
Adriano Assis, 33 anos, Salvador- BA, Servidor Público
1.Eu fiquei muito emocionado, pois veio a cabeça a possibilidade de abraçar e tocar as pessoas que gosto, principalmente meus avós que já tenho quase 2 anos sem vê-los de perto.
2. Que repense sobre. Pesquise se ainda tiver dúvida e olhe fora da caixinha. Essa é, ainda, a única alternativa de podermos voltar a ter as pessoas perto, e com segurança.
André da Conceição Dias, 38 anos, Embu das artes – SP, Motorista carreteiro
1. E um sentimento de alívio, de proteção, esperança e tristeza ao mesmo tempo. Porque perdi alguns parentes e amigos para esse vírus, então saber que recebi mais uma oportunidade de continuar vivendo e algo inexplicável.
2. Diria para repensar sobre os motivos, que levaram essa pessoa a não querer se vacinar. Que a vacina vai garantir que os sintomas do vírus não sejam devastadores ,e que pode garantir a sobrevivência se vier a se contaminar.
Liziane Borges, 36 anos, Salvador-BA, Pedagoga
1. Meu sentimento é de gratidão por ter conseguido me manter viva até agora e não ter me contaminado e nem ninguém da minha família.
2. Que é uma tremenda imbecilidade ser contra a vacina já que é o único meio de nos manter vivos diante de uma pandemia. E que esta pessoa deveria pensar em sua saúde e na saúde de outras pessoas pois, não está isenta de contrair a Covid.
Lana Larrá Baia Amorim, 26 anos, Belém – PA, Transfeminista e Ativista lgbtqia+
1. O sentimento é de muita alegria, de comemoração pela ciência, pelo SUS, já perdemos mais de 551 mil vidas nesse país, e quando me vacinei não teve algo melhor, o sentimento é de bastante felicidade.
2. O que eu diria pra uma pessoa que não quer se vacinar: pra ela pensar bastante que à sua vida é importante, e que a melhor coisa para sobreviver nessa pandemia é ter à vacina em seu braço e assim poder continuar vivendo com alegria e felicidade.
Suh Santos, 28 anos, Piquete – SP, Empreendedora do Espaço Criola’S, trancista e artesã
1. Meu sentimento é de meio caminho conquistado e de ser muito abençoada. Nunca consegui fazer o isolamento por conta do meu trabalho só depender de mim, então chegar até aqui sem ter sido derrotada pela doença e poder tomar vacina é uma vitória
2. Perguntaria : Porque não vacinar? Acho que me vem mais a dúvida da recusa do que um apontamento
Rosemary Rodrigues Caetano, 62 anos, Rio de Janeiro – RJ, Pedagoga – Especialista em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica.
1. A Vacina pra mim, significa um avanço da ciência para o mundo. O sentimento que invadiu meu coração foi de GRATIDÃO À DEUS, aos cientistas, ao meu país Brasil, ao meu pai e a minha mãe que me ensinaram e me educaram para a vida, entendendo que há dias bons e dias maus e que eu preciso tirar proveito dos mesmos. Agradeço ao Sistema de Saúde desde o maior ao menor ator que integra essa Equipe, para que meu corpo recebesse a primeira e segunda dose da vacina.
2. Pra quem é contra a vacina, eu diria que não há nada mais “libertador” do que a liberdade de escolha, sobretudo se esta liberdade não aprisiona o nosso semelhante.
Samantha Marcks, 30 anos, Rio de Janeiro – RJ, Cake Design
1. Sentimento de muita felicidade e alívio!
2. Diria que é muita ignorância levantar um movimento anti-vacina, mesmo com todos os resultados dos outros países. Os países onde a vacinação está avançada, a vida das pessoas praticamente já voltou ao normal. Você não querer tomar vacina não é uma irresponsabilidade individual e sim uma irresponsabilidade coletiva.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas