A Brass band carioca vai se apresentar em diferentes pontos do Rio de Janeiro em parceria com coletivos representativos de diversas comunidades e pautas.

Precursores do neofanfarrismo no Brasil, Os Siderais completam quinze anos de estrada no ano de 2024. E como parte das comemorações, o grupo vai realizar cinco eventos com parceiros de causas que sempre estiveram presentes nas ações da banda e que são representativos de suas comunidades ou das causas que defendem. Além das apresentações musicais, os encontros vão contar com pequenos debates educativos sobre os trabalhos sociais dos grupos parceiros.

O apoio a causas sociais e ecológicas é uma das marcas da banda, que neste projeto vai atuar em parceria com cinco coletivos: o Bloco Império Colonial (bloco dos pacientes psiquiátricos do Museu Bispo do Rosário), Colônia Juliano Moreira; junto à Horta Comunitária do Morro dos Prazeres, com a Favela Brass; junto ao coletivo de ações sociais Raízes em Movimento, do Complexo do Alemão; à Aldeia Maracanã, coletivo indígena. As apresentações gratuitas vão acontecer a partir do dia 30 de novembro, e se iniciam no Complexo do Alemão. 

“Desde nosso surgimento, a atuação musical andou lado a lado com a crença de que a arte é uma forma de transformação da sociedade”, explica Juliano Pires, músico e fundador dos Siderais. “Para o projeto, escolhemos movimentos que têm impacto muito significativos na inclusão das pessoas, coletivos parceiros e causas que estão na nossa história. Em alguns dos shows teremos a possibilidade de fazer pequenos cortejos, sempre atentos à trajetória e geografia urbana de cada local”, detalha.

Entre os objetivos do projeto e das apresentações está a divulgação da cultura de bandas e fanfarras através da realização de shows nas mais diversas regiões da cidade, nas Zonas Norte, Oeste, Sul e Centro a realização de shows em áreas públicas e a divulgação das causas apoiadas: inclusão dos deficientes/pacientes psiquiátricos, cultura indígena, hortas comunitárias, trabalhos sociais e comunitários nas favelas.

Os Siderais é uma fanfarra fundada no ano de 2009 na cidade do Rio de Janeiro. É um dos grupos precursores do movimento do neofanfarrismo no Brasil e durante seus 15 anos de existência usou sua música e arte como proposta de interação e ocupação cultural dos espaços públicos. Atualmente, tem onze integrantes. Seu repertório está focado em composições autorais mas também inclui uma grande pesquisa de movimentos e diversos gêneros da música brasileira e mundial.

Com uma performance interativa e circense agrega e agrada ao público de todas as idades, desde crianças até idosos, passando pelos jovens e adultos.

Consolidou-se como uma das mais influentes brassbands brasileiras. Foi a primeira fanfarra da América Latina a ser convidada a ir ao Honk Festival – Festival Internacional de Brassbands (Fanfarras) Ativistas, nos EUA.

É a fanfarra responsável por trazer o Festival Honk para o Brasil e começar, em 2015, o Honk Rio, o maior e mais longevo festival de brass bands do Brasil, sendo a todo ano uma das fanfarras anfitriãs do festival. O evento reúne em média 40 bandas de vários estados e nacionalidades que por cinco dias realizam diversas atividades de intercâmbio e tocam gratuitamente nas ruas de diferentes bairros do Rio de Janeiro.

Desde seu surgimento, acredita na arte como forma de transformação social e ecológica de nossa sociedade para um mundo melhor e mais justo. Sempre apoia causas sociais, participando de projetos, realizando oficinas e atividades para crianças, fazendo shows beneficentes ou participando de atos de apoio a movimentos sociais.

Serviço:

Os Siderais em “17ª EDIÇÃO do CIRCULANDO – Diálogo e Comunicação na Favela”.

Data: 30/11/2024

Local: Complexo do Alemão 

Endereço: Rua Sebastião de Carvalho 36, Ramos (sede da Escola Quilombista Dandara de Palmares)

Horário: 15h

Gratuito