Em uma quadra cercada por casas humildes, meninos brincam de ser Messi e Cristiano Ronaldo. A cena, que se repete diariamente ao redor do mundo, acontece no Jacarezinho, comunidade que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro.

E foi justamente para mandar essa realidade para escanteio que a Vrauu Energy Drink instalou ali sua primeira escolinha de futebol. Inaugurado recentemente, o projeto acolhe cerca de cem crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, através de aulas gratuitas. Executivo da empresa, Leonardo Cavaleiro, fala sobre a iniciativa:

Qual o principal objetivo da escolinha?

Em uma região carente de apoio como o Jacarezinho, é preciso incentivar a educação e promover a inclusão social. E, para isso, poucas ferramentas são tão bem-sucedidas quanto o futebol. Qualquer criança ou adolescente pode frequentar as aulas, às segundas, quartas e sextas, das 17h às 19h. Mas há regras, como o aluno estar matriculado na rede de ensino e apresentar o boletim escolar. Essa foi a forma que encontramos para valorizar a educação. Eles precisam entender que o estudo é capaz de transformar a sociedade, abrir portas no mercado de trabalho. Talvez nenhum ali vire jogador de verdade, mas todos podem ser ótimos profissionais.

O Jacarezinho frequentemente aparece nas manchetes como local de tiroteios e chacinas. Como trabalhar isso com os alunos?

Quando decidimos criar a escolinha, percebemos a necessidade de oferecer acompanhamento psicológico, médico e social. A taxa de desemprego e trabalho informal é muito grande no Jacarezinho, então entregamos a cada mês uma cesta básica para as famílias de todos os matriculados. No dia a dia, eles também têm direito a lanche e uniforme, além de os treinadores serem da própria comunidade.

A Vrauu faz planos para ter novas iniciativas como essa?

Infelizmente, o que se vê no Jacarezinho é a realidade de outras comunidades. Por isso, já estamos mapeando novos lugares que receberão escolinhas de futebol. Nosso plano é estar presente em 20 locais até o final de 2024. As empresas têm uma responsabilidade social muito grande, esperamos que a Vrauu sirva de inspiração para que novos projetos surjam pelo Brasil.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas