Destino mais popular do Rio quando o assunto é a virada de ano, a Praia de Copacabana sempre atrai os olhares do mundo para sua orla no dia 31 de dezembro. Este ano, a festa promete ser ainda mais grandiosa, com uma estrutura robusta para receber mais de 2 milhões de pessoas, incluindo turistas de todas as partes do mundo e os próprios cariocas. A celebração será marcada por 10 balsas, que vão garantir 12 minutos de queima de fogos, tradicionalmente considerada uma das mais emblemáticas do Brasil.
A grande novidade para 2024 é um show de luzes e sonoplastia que acompanhará os fogos de artifício. No palco principal da festa, o Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace, grandes nomes da música brasileira se apresentarão. Caetano Veloso e Maria Bethânia, ícones da MPB, abrem a noite, seguidos de Ivete Sangalo, Anitta e Xande Avião. Anitta, que subirá ao palco logo após a queima de fogos, promete animar ainda mais o público.
Além da areia, a orla de Copacabana oferece outras opções para quem deseja aproveitar o espetáculo. As sacadas e os mega-janelões dos apartamentos à beira-mar são disputadíssimos por aqueles que buscam uma visão privilegiada da queima de fogos. Mas o que muitos não sabem é que o famoso show de fogos de Copacabana também pode ser visto de várias comunidades da Zona Sul do Rio, proporcionando ótimos pontos de vista fora da praia.
Pensando nisso, a ANF (Agência de Notícias das Favelas) preparou uma lista das comunidades cariocas com vistas privilegiadas para a atração que iluminará o céu do bairro, proporcionando uma experiência única para aqueles que querem celebrar a virada do ano com uma perspectiva diferente, longe da multidão da orla.
Babilônia
Localizado no bairro do Leme, o Morro da Babilônia, devido à sua proximidade com a orla — a apenas duas ruas de distância — oferece uma vista privilegiada da queima de fogos, especialmente nas áreas mais altas da comunidade, com uma panorâmica praticamente completa do espetáculo pirotécnico. Não é à toa que os diversos hostels e bares organizam festinhas privadas — que, vale ressaltar, não são nada acessíveis — e atraem muitos turistas, especialmente os gringos em busca de uma celebração exclusiva e “hypada”, longe da multidão da praia.
Ladeira dos Tabajaras
No extremo norte de Copacabana, quem sobe a Rua Santa Clara chega ao início da Ladeira dos Tabajaras, uma das comunidades mais conhecidas do bairro. Com mais de 4 mil moradores, somando-se aos do Morro dos Cabritos, a comunidade desfruta de uma vista privilegiada para o melhor da festa, que acontece no trecho em frente ao Copacabana Palace. As moradias localizadas no alto do morro têm uma perspectiva única, proporcionando aos moradores uma verdadeira “vista de camarote”.
Pavão-Pavãozinho/Cantagalo
Na divisa com o bairro de Ipanema, quem vive no Complexo PPG, formado pelas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, tem uma das vistas mais privilegiadas de todas. Com uma visão panorâmica de toda a orla de Copacabana, especialmente para os moradores das localidades voltadas para o bairro.
Vidigal
Embora seja o mais distante de Copacabana, o Morro do Vidigal, localizado entre os bairros do Leblon e São Conrado, oferece uma vista deslumbrante do Réveillon de Copa. De lá, é possível apreciar não só trechos da orla do bairro, mas também a Lagoa Rodrigo de Freitas, além das praias de Ipanema e do Leblon. A favela, que se destaca por sua localização privilegiada, conta com bares e lajes que costumam promover festas durante o final de ano que são disputadíssimas.