A 9ª edição da exposição internacional ANTÔNIOS, que celebra a devoção a Santo Antônio, promoverá um intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Inaugurada, em Porto, a exposição contará com artistas baianos exibindo suas obras, enquanto artistas portugueses apresentarão suas criações em Salvador, com uma diversidade de ações centradas na devoção e imagem de Santo Antônio, permitindo aos artistas expressarem sua admiração tanto de forma tradicional quanto contemporânea, enriquecendo a mostra com variadas perspectivas e estilos.

Em Porto, a exposição estará aberta ao público até 13 de junho, na Galeria Atelier Geraldes da Silva, localizada na Rua Santo Ildefonso. Em Salvador, a mostra ocorrerá no ateliê ME Fotografias, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, até15 de julho, distribuída em três salas: Sala Frans Krajcberg (fotografias), Sala Tati Moreno (obras plásticas), Sala Ariano Suassuna e Jardim Frida Kahlo (intervenções diversas).

Entre os artistas participantes destacam-se Ana Uzeda, Arthur Fraga, Bernardo Tochilovsky, Daniel Luz, Edna Caldas, Jô Nascimento, Léo Furtado, Lucas Rodrigues, Luzimar Azevedo, Margarita Arize, Mário Edson, Pablo Araújo, Reinaldo Giarola, Filomena Parra, Rita Pinheiro, Teka Portela, Vanderlei Oliveira e Zezé Origamis.

Mário Edson, fotógrafo e curador cujas obras serão expostas em Portugal e no Brasil, ressalta a importância do projeto: 

“Ao compartilhar a devoção a Santo Antônio em um contexto artístico, estamos honrando nossa história e tradição. Esta será a primeira vez que levaremos o projeto ANTÔNIOS para além das fronteiras brasileiras, e estamos extremamente felizes e honrados por essa oportunidade especial”. 

Uma das inovações desta edição é a criação de um andor para Santo Antônio. Treze artistas plásticos receberam um andor em madeira para finalizar conforme sua visão artística, utilizando técnicas e elementos familiares. No entanto, os andores brasileiros não estarão presentes na versão portuguesa devido a questões logísticas.

A mostra incluirá uma seleção diversificada de fotografias, telas e caixinhas com elementos em 3D, promovendo reflexões sobre a devoção e a arte. A exposição também apresentará uma instalação especial criada pela artista plástica Ana Uzeda para a versão em Portugal.

O projeto conta com a produção e curadoria de Cristina Bernardini e da Associação Cultural Atlas Violeta em Portugal, além do apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.