Feira Crespa – 4 anos – Mandela vive na primavera Africana

Créditos - Divulgação

A Feira Crespa completa 4 anos no ano do centenário de Nelson Mandela, a edição será realizada no dia 11 de novembro na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra.

A Feira Crespa é uma ação afirmativa que tem como mote principal a valorização da mulher que se identifica como negra e as que são identificadas pela sociedade como negras, e como principais objetivos: fortalecimento dos afro-empreendedores e  aumento do repertório dos visitantes sobre a cultura afro-brasileira e sua história; além de também propor a reflexão

e debate sobre temas em voga e como os participantes se projetam em diversos cenários. Tudo isso se desdobra em questões relacionais, comportamentais, práticas, no funcionamento político – econômico do nosso país, dentre outras discussões.

No dia 11 de novembro (domingo), a partir das 15h, a Feira vai comemorar seus 4 anos de resistência, ocupando a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra com muita arte, empreendedorismo e debate. A edição de 4 anos é oriunda da pesquisa de Júlio Rosa, e a colaboração do time Jéssica Albuquerque, Eduardo Baptista, Luciano Pimenta, Marcella Motta, Natália Santana e Elaine Rosa, jovens de periferia, que compõem o quadro de colabores para essa produção; homens e mulheres, negros e brancos, oriundos de varios bairros periféricos da cidade.

A sensibilidade dessa edição, perpassa a estação do ano (primavera) e provoca diálogos sobre as lutas sobre igualdade na cidade do Rio de Janeiro.  A programação está sendo construída com o atravessamento de amigos e parceiros que de alguma forma participaram da feira crespa ao longo desses anos. No palco,  pretende-se reunir todas as apresentadoras que já estiveram a frente da feira crespa, Priscila BarbosaTaísa MachadoKim Gimblerg e a novidade é a figura masculina representando diálogo e apoio ao homem preto com a presença de alguns parceiros, lideranças da região, Joao Baptista e  Uillian Augusto

A feira contará com Desfile de moda, oficina de dança urbana ministrada por Gabriel Rangel, Exposição de poesias de Tiago Dias da Bxd, homenagem feira crespa, shows com a Banda SyntonosMc Espanhol, Intervenção com Slam Roda das Manas e uma atração surpresa.  A mesa de debateMandela  100 anos, a luta por igualdade continua: Rio de Janeiro, onde racismo e cidade confundem seus  limites, busca discutir quais são as barreiras simbólicas impostas pela cidade, o quanto elas são racistas e o reflexo na realidade popular. O assunto da mesa alimenta a discussão sobre política de segurança pública, racismo e direito à cidade. Também pode ser relacionado e contextualizado com a experiência de luta do Mandela contra o apartheid, sob o debate de cinco convidados relevantes da sociedade.  A música, fica no comando da Dj Rainha Crespa.

A feira crespa nasceu da metodologia da Agência de Redes para Juventude

A Agência de Redes para Juventude, é uma rede que trabalha com o desenvolvimento de projetos, à partir das ideias de jovens de territórios pacificados ou não e que premiou o projeto Feira Crespa, tornando possível a realização de mais diversas edições. A iniciativa é uma metodologia idealizada e coordenada pelo escritor e diretor teatral Marcus Vinicius Faustini e contou com o Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atualmente é patrocinada pela Ford Foundation.

Hoje a Feira Crespa passou de projeto apoiado para parceiro da Agência de Redes e faz parte da Rede Agência, composta por 15 projetos oriundos dos ciclos que a Agência desenvolveu com jovens em 17 territórios “pacificados”, além de Santa Cruz e Pavuna, entre 2012 a 2016.

SERVIÇO:
Feira Crespa  – 4 anos: Mandela Vive na primavera Africana.

Data: 11 de Novembro de 2018 (Domingo)
Hora: 15h as 21h
Entrada colaborativa