A segunda edição da Feira de Arte e Economia Solidária, promovida pelo Coletivo Kitanda Traz, contou com o apoio cultural do Coletivo Preserve Itacimirim, do Inzo Matamba Dilewi Filha e da Pousada Jambo.
O grupo, de origem afroindígena, foi representado por dez artesãos, artistas plásticos, cordelistas, trançadeiras e aromaterapeutas: a coordenadora Clau Menezes, Sisma Costa, Nildes Bomfim, Denise França, Adnelson Filho, Janete Lainha, Júlia e Arinã Pataxó, Joice Gomes, Ane Bittencourt, Nengwa Elza Matendesi.
A feira aconteceu dias 29 e 30 de julho, na Pousada Jambo, em Itacimirim, Camaçari, Litoral Norte da Bahia. A data foi escolhida para homenagear o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, 25 de julho.
Para a sambadeira e trançadeira de palha de piaçava, do Grupo Cultural Espermacete, de Barra de Pojuca, Nildes Bonfim, a feira valoriza a cultura local. “Agradeço a oportunidade de fazer e mostrar um pouco da minha tradição, da minha cultura, que aprendi com meus antepassados”, afirmou.
O público visitante conheceu e adquiriu sprays de aromas naturais, escalda pés, velas, roupas, livros, bolsas e chapéus em palha trançada, sabonetes aromáticos e fitoterápicos, aquarelas, cordéis, xilogravuras, estandartes; artesanato indígena, panos de prato, filtros dos sonhos, pães integrais, óleos, defumador e acessórios em miçangas e crochê.
Além da originalidade dos produtos, fabricados com recursos naturais da região de forma sustentável, a gastronomia esteve presente nos pães integrais, cocadas, bolo e feijoada. A música ao vivo, inspirada na cultura indígena e no samba, ficou a cargo do indígena Arinã Pataxó e do artista plástico Sisma Costa.