A cidade de Feira de Santana sediará a IV Feira de Economia Popular Solidária: Saberes e Sabores, entre os dias 14 e 16 de março, na Praça Bernardino Bahia (Praça do Lambe Lambe), no Centro.
A iniciativa é da Cáritas Nordeste 3 junto com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), que terá uma programação com comercialização de produtos feitos por grupos socioprodutivos majoritariamente femininos, música, apresentações culturais e serviços para as mulheres.
A feira funcionará das 8 às 18h nos dois primeiros dias e no dia 16/03, das 8 às 13h, com a exposição e comercialização de itens produzidos por mais de 50 empreendimentos acompanhados pela Rede Balaio de Solidariedade – rede agroecológica criada pela Cáritas Nordeste 3 em 2019 –, MOC e Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sisal e Portal do Sertão, além da tenda de práticas integrativas com atividades de autocuidado.
Mais de 90% dos grupos que atuam na economia popular solidária têm como protagonistas em sua composição as mulheres que buscam nessa outra forma de economia a geração de renda e emancipação de suas vidas e famílias. São mulheres que atuam na produção de artesanatos, alimentos e itens diversos feitos de forma coletiva numa perspectiva envolta pelo cooperativismo, autogestão, solidariedade, sustentabilidade e preço justo.
*Atrações culturais*
O público participante poderá desfrutar de shows e apresentações culturais já confirmadas como o grupo Neojibá, o cantor Izael Sertão e um recital conduzido pela poetisa Luma Luz, além de outros nomes que devem ser divulgados até a realização do evento.
*Apoio*
A feira conta com apoio das instituições: Misereor, Cáritas Alemã, Cooperação Alemã, Governo do Estado da Bahia – por meio da secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; de Políticas para as Mulheres; e de Justiça e Direitos Humanos –, Associação Central de Cidadania, Cesol Portal do Sertão, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba), Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser), Voluntárias Sociais da Bahia, Fórum Baiano de Economia Solidária, Rede de produtoras da Bahia, Prefeitura de Feira de Santana e Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana (Catrufs).