Festa de Iemanjá, tradição desde 1923

A Festa de Iemanjá, celebrada nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, é uma das mais populares e valorizadas do ano, no bairro Rio Vermelho, em Salvador, atraindo uma multidão imensa de fiéis e admiradores. Este ano, a festa tem como tema: ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’. A celebração foi tombada em 2022 como Patrimônio Cultural de Salvador.

A tradição da festa em homenagem a Iemanjá teve início no ano de 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas.

Nesta época os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranqüilo.

A festa é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Na madrugada de sexta, a programação segue com o presente principal saindo do terreiro de Ilê Oxumarê, em direção a Colônia de Pescadores. A procissão marítima está prevista para começar a partir das 13h, na Praia do Rio Vermelho, mas o público e os fiés poderão entregar os balaios até às 16 horas.