Festival CANAVIOLA: evento de música de viola e cultura popular acontece em Pernambuco

Crédito: Divulgação
O clima cultural da Zona da Mata Norte de Pernambuco vai agitar a web, nesta sexta-feira, 16.
 
A data marca a estreia do Festival CANAVIOLA – evento dedicado à música popular de viola e cultura popular, de origem da região canavieira.
 
Um total de 16 artistas, entre cancioneiros, violeiros, coquistas, cirandeiros e mestres de maracatu prometem animar o público de casa. A programação mistura danças, expressões artísticas e música em diferentes gêneros, como forró pé de serra, coco de roda, maracatu rural, entre outros.
 
O projeto, que tem o incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, também homenageia o poeta Bio Caboclo – anfitrião do festival, mas faleceu vítima de complicações de saúde, em fevereiro deste ano.
 
O público vai poder acompanhar a programação, gratuitamente, pelo canal: https://www.youtube.com/@GrupoCulturalCaboclo, ou pelo Instagram: https://instagram.com/grupoculturalcaboclo.
 
Shows contarão com tradução da Língua Brasileira de Sinais ( Libras).
 
Festival reúne artistas das cidades de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Machados, Feira Nova, Lagoa do Itaenga, Orobó, Vicência e Paudalho. São eles: Ramos da Saudade e Manuel Mariano; Rogério Menezes e Edvaldo Zulu; Raulino Silva e Severino Dionísio; Zominho Soares e João Bernardo; Biu Tomaz e Djalma Faustino; Vem Vem e Patury: Papa Capim e Topogígio. A festa também terá participação de Baixinho dos 8 Baixos. Destaque para apresentação cultural de coco de roda com Josuel Caboclo – um dos filhos do poeta Bio Caboclo.
 
O Festival CANAVIOLA nasce da força e da importância de uma atividade cultural expressiva e centenária, representada pela figura do poeta repentista. “ Este é um espaço para preservar a nossa música, mas, sobretudo, a garra e força dos nossos artistas. São eles os responsáveis pela preservação do Patrimônio Cultural da música de viola e cultura popular. Queremos ir além do festival, buscamos ser um instrumento de incentivo aos novos talentos”, conta o produtor cultural e coordenador do festival, Josivaldo Caboclo.
 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas