O Festival Estudantil de Artes Cênicas, abriu inscrições até 02 de setembro para formações em Produção, Mediação, Iluminação e Composição Crítica, com possibilidade de estagiar no evento. O festival é uma plataforma que promove intercâmbio, criação, reflexão social, crítica e pedagógica, formação e difusão das produções estudantis através de uma programação diversificada, que busca protagonizar produções artísticas de estudantes.

A cidade com suas avenidas, ruas e vielas, preenchidas de moradias e empreendimentos, produzidas por muitas mãos, iluminadas e com histórias contadas e escritas, que respondem a pergunta: “Qual é a sua cidade?”. Nesta paródia falamos de vida, mas pode ser sobre a criação de obras artísticas.

O Festival Estudantil de Artes Cênicas, que em 2024 está em sua sexta edição – Festac ano 6, abre as inscrições para à formação de estudantes – secundaristas e universitários – em áreas diversas das artes: Elementos Técnicos da Cena, Mediação Cultural, Produção Cultural e Composição Crítica.

Os interessados podem se inscrever através de formulário virtual (link – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmRXvtggmp_i6lXYL9ru6kuGFBSPAB4pNFqie_55FeUS_kvQ/viewform) ou por meio do perfil no Instagram do Festival (@festacbahia), entre os dias 23 de agosto e 02 de setembro (mais informações sobre cada oficina, ementas e espaços culturais das oficinas – https://docs.google.com/document/d/1huioRawUkDzkXBK3wHHmdDb8q9XdJs6m-1ZTYLzt2So/edit?usp=drivesdk).

Vale destacar que, as oficinas serão divididas em duas etapas: primeiro os estudantes inscritos nas oficinas terão aulas teóricas e experimentação práticas entre os dias 02 e 15 de setembro; a partir do dia 16 a 21 de setembro, período em que ocorrem a mostra de espetáculos e cine, estagiarão como assistentes de produção, mediadores culturais, técnicos, e ainda terão a missão de assistir e escrever as críticas para cada obra da programação.

Para ministrar as oficinas, o Festac convidou artistas baianos que são referências em cada uma das quatro áreas técnicas da cena: a oficina “Elementos técnicos da cena: Da ideia à Criação”, será ministrada pela artista, educadora e iluminadora baiana Milena Pitombo; a formação em “Mediação Cultural”, terá como facilitadora Sillara Aguiar – atriz, produtora cultural, contadora de história, mobilizadora e mediadora cultural; a oficina “Produção Cultural” será ministrada pela produtora Renata Hasselman; por fim, a formação “O Contemporâneo na Composição Crítica”, será ministrada por dois artistes baianes: Laís Machado e Diego Araúja.

O festival é uma plataforma que promove intercâmbio, criação, reflexão social, crítica e pedagógica, formação e difusão das produções estudantis através de uma programação diversificada, que busca protagonizar produções artísticas de estudantes. Além das oficinas e da grande mostra, o Festival realizou duas residências artísticas, em Teatro e Circo, em instituições de ensino público, básico e fundamental.

O projeto Festival Estudantil de Artes Cênicas – Ano 6, foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

FESTAC – Programação
Idealizado pelos coletivos COATO e COOXIA, e produzido pela pela produtora Transformação Projetos Culturais, o FESTAC ano 6 tem como tema central “Defina Sua Cidade” e de 16 a 22 setembro ocorre grande mostra artística com espetáculos, cenas curtas, cinema, oficinas e formação de plateia. Para compor a programação da mostra, o Festival realizou entre julho e agosto uma chamada pública.

Ao todo, 55 obras artísticas de várias regiões do Brasil (Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Ceará, entre outros) e da América Central (México) se inscreveram. Os selecionados para compor as três categorias Espetáculos (12 montagens), Cenas Curtas (05 obras) e Cine Festac (04 filmes) foram divulgados na última sexta, 23 de agosto. Para conferir a programação é só acessar o perfil do Instagram @festacbahia.