A primeira edição do Festival Frequências Preciosas acontece no sábado, dia 28 de setembro, às 16 horas, na Praça dos Coqueiros de Piatã, em Salvador. Com shows gratuitos, e os múltiplos talentos de artistas negras e indígenas do Norte e Nordeste do país, o projeto se destaca disseminando talesntos artísticos em forma de resistência e cultura.
Idealizado pela cantora e produtora Viviane Pitaya, o Frequências conta com uma line-up 100% composta por artistas negras e indígenas, o mapeamento das atrações aconteceu por meio do projeto “Cartografia de Cantoras Negras e Indígenas da Bahia”. O evento foi configurado como um lugar de promoção da música brasileira fora do mainstream e uma oportunidade enriquecedorade valorização do trabalho artístico de pessoas historicamente invisibilizadas.
O projeto original elaborado por Pitaya, a adesão foi de 500 inscrições entre artistas negras e indígenas, isso demonstra a potencialidade do “Frequências Preciosas”. Atualmente, a Plataforma conta com mais de 150 cadastros mapeados e atua em difusão, formação, pesquisa e inovação, tendo encontrado artistas em 49 cidades e 11 estados brasileiros. A plataforma recebeu prêmios e reconhecimento, incluindo o Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas de Salvador
“É lindo demais ver tudo isso se concretizar a partir de uma dificuldade que, assim como eu, muitas cantoras enfrentam. Ter espaços para atuar é uma batalha constante para muitas de nós artistas, e o festival é a nossa oportunidade de disseminar nossas vozes e fortalecer nossa cena, a cena das Preciosas”, conta Viviane Pitaya.
Para a edição que acontece na capital baiana, houve a necessidade de adequações, o projeto original obteve grande aceitação, por isso, a pesquisadora Júlia Salgado se juntou a produção criando um recorte voltado para a regionalidade e atuando para que as atrações atendam as expectativas do público que irão apreciar os espetáculos na capital baiana.
O Festival é a oportunidade de artistas independentes que buscam viver da arte, serem reconhecidas pelo público. O “Frequências Preciosas” possibilita a divulgação de trabalhos, projetos, amplificando suas vozes, contribuindo para a preservação e valorização da cultura. Além disso, o evento utiliza esse espaço de musicalidade, como instrumento de empoderamento, educação e transformação social.
Conheça a Line up
Beatriz Tuxá
Da etnia Tuxá Kiniopará, é cantora, poeta, compositora, bacharel em Comunicação pela UFBA e ativista indígena.
Luna Falcão
Original de São Luís do Maranhão, a cantora mescla MPB e o som contemporâneo com raízes em ritmos originalmente negros, como o blues, o samba, o reggae e o batuko de Cabo Verde.
Lunna Montty
DJ, Coreógrafa e dançarina, já trabalhou com artistas de grande porte como Iza, Gloria Groove e Psirico. Em dezembro de 2023, seu nome alcançou os holofotes mundiais com sua participação no Club Renaissance Salvador, evento de estreia do documentário homônimo da mega-star Beyoncé.
Miss Tacacá
É uma DJ de Belém do Pará conhecida por seus sets de Tecnobrega e Funk, tocando em eventos renomados no Brasil.
Jôh Ras
Cantora, compositora e baixista de Feira de Santana. Imersa no Reggae Music, busca conscientizar as pessoas e desconstruir preconceitos com mensagens de amor, paz e superação na resistência. Algumas de suas músicas são: Situações, Pela Misericórdia, Avivamente e Restauração.
Viviane Pitaya
Idealizadora do projeto e canto-autora baiana. Desde o lançamento de seu primeiro single, “Andando Sozinha”, em 2019, ela tem explorado temas do cotidiano e suas sensações através de uma sonoridade que mistura jazz, reggae e baianidade, um estilo definido por ela mesma como indie pop experimental.
Jéssica Caitano
Cantora, compositora, poeta-declamadora, arte-educadora, emboladora, coquista, rapper, uma artista popular que tem na poesia e na oralidade as bases de sustentação para expressar a palavra em sua multidisciplinaridade artística.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.
O Frequências Preciosas não é apenas um evento cultural, mas um ato de resistência e afirmação da identidade de mulheres de todo o Brasil, que neste primeiro momento se volta para artistas do Norte e Nordeste brasileiro. O mapeamento e as pesquisas realizadas pelo projeto servem como base para criação de políticas públicas e ações que valorizem e disseminem novos artistas.
O festival foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura). Um projeto que nasceu na Bahia, que acolhe e descobre quem são as cantoras atuantes no ecossistema da música: seus desejos, suas indagações, bem como descobrir questões socioeconômicas sobre a participação destas mulheres neste cenário