Durante o evento, que acontecerá entre os dias 13 e 19 de dezembro, cerca de 500 músicos realizarão mais de 140 apresentações nas cidades de Niterói, Rio, Petrópolis, Teresópolis e São Gonçalo. Fernanda Abreu e João Bosco fecham a noite na Praia de Icaraí nesta quinta, 13; e Teresa Cristina e João Bosco fecham a noite no Rio, no dia 14, na Cinelândia.
Com o intuito de conectar pessoas a expressões artísticas em áreas públicas e de fácil acesso a toda a população, o Festival Itinerante de Música Acordes do Amanhã terá um circuito inédito com cerca de 500 músicos que vão se apresentar em espaços públicos no estado do Rio, entre os dias 13 e 19/12. Niterói será o ponto de partida do roteiro, com participação da cantora Fernanda Abreu em uma apresentação da Orquestra Sinfônica Aprendiz, ao lado do compositor Silvério Pontes, e show do cantor e compositor João Bosco, que fechará a noite com músicas do álbum “Mano que Zuera” na Praia de Icaraí, no dia 13. Já no Rio, a cantora Teresa Cristina subirá ao palco na Cinelândia, no dia 14, seguida pelo cantor e compositor João Bosco, que fará o primeiro show comemorativo de graça, na capital carioca, pelos 40 anos de carreira, no dia 14, apresentando ao público uma revisão de toda a sua obra. Na sequência, o festival seguirá para as cidades de Petrópolis, no dia 15; Teresópolis, no dia 16; e São Gonçalo, no dia 19, com atrações para todas as idades e diversos estilos musicais. É a arte ganhando as ruas.
Nesta edição, o tema do Acordes do Amanhã será “Somos Música”, simbolizando a motivação de aproximar o público da arte e de estimular novas criações artísticas e a ocupação do espaço público. E para convidar a plateia a ter uma participação ativa durante o festival, cada um dos palcos terá sua estrutura dividida em dois lados: um para apresentação dos artistas e grupos musicais, e outro que será aberto ao público. Nesse espaço, quem quiser poderá subir ao palco para cantar no karaokê ou se apresentar com uma banda, usando os instrumentos que estarão disponíveis para serem tocados durante as apresentações.
“É fundamental que possamos contar com o patrocínio de empresas e com o apoio de prefeituras e secretarias de cultura para que seja possível oferecer à população eventos de cultura e lazer, estimulando a produção cultural e a formação de plateia no Brasil”, aponta Paulo Feitosa, organizador do evento.
Durante o evento, que acontece em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 19 de dezembro, haverá cerca de 140 apresentações em praças, feiras livres, hospitais, estações de barcos, trem e metrô, envolvendo escolas de música, orquestras, músicos profissionais e shows nacionais. Em Niterói, onde o festival tem seu ponto de partida, serão 41 apresentações em 21 espaços públicos. Já na capital carioca, 37 intervenções musicais estarão distribuídas em 20 locais públicos da cidade. Em Petrópolis, 20 apresentações vão estar espalhadas em 14 lugares públicos. Já a cidade de Teresópolis reunirá 20 intervenções musicais em 7 locais. E para encerrar o evento, 20 intervenções acontecerão em 8 espaços na cidade de São Gonçalo.
Além de propiciar a aproximação de músicos com o público, o festival também dará oportunidades a crianças e jovens que integram a Plataforma Sinfonia do Amanhã, projeto criado há três anos pelos produtores culturais Paulo Feitosa e Mardônio Barros, organizadores do Acordes do Amanhã. Inserida em 26 escolas públicas nos estados de Goiás, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul com o objetivo de integrar experiências musicais em escolas e comunidades, a iniciativa já contempla 10 mil estudantes por todo o país, e durante o evento inaugura a participação de alunos também do Rio de Janeiro no projeto.
Depois de passar pelo estado do Rio de Janeiro, o Acordes do Amanhã pega a estrada para proporcionar mais encontros musicais com a população em espaços públicos da Bahia, de Goiás e do Rio Grande do Sul. O festival estreou em novembro deste ano no Ceará, passando por Fortaleza e mais sete cidades do estado. Somente na região, foram cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais, somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano.
Rio de Janeiro (14/12)
Praça Tiradentes (Centro)
10h – Duo Trompicano
Rua Sete de Setembro, 137/133 – Centro (em frente à Casa Cavé)
10h – String Trio
17h30 – Flávio dos Prazeres
Gonçalves Dias, 32 – Centro (Confeitaria Colombo)
11h – Duo Trompicano
18h – Vítor Macedo
Praça Mário Lago (Av. Rio Branco – Centro)
12h – Caleb Benedito
Rua São José, 35 – Centro (Em frente ao Edifício Menezes Cortês)
12h30 – String Trio
Metrô Botafogo (Rua Nelson Mandela – Botafogo)
13h – Trio Ventura
Mercadão de Madureira (Av. Min. Edgard Romero, 239 – Madureira)
12h – Balaio Bom
Hospital Municipal Souza Aguiar (Praça da República, 111 – Centro)
11h30 – Vítor Macedo
Hospital Cruz Vermelha (Praça Cruz Vermelha, 10/12 – Centro)
16h – Flávio dos Prazeres
Cortejo (Praça Tiradentes, Largo da Carioca e Cinelândia)
17h – Bateria Fina Batucada
Arpoador (Ipanema)
18h – Trio de Solistas com DJ Willian
Calçadão da Copacabana (Av. Atlântica – Copacabana)
16h às 21h – Karaokê
18h – String Trio
19h – Kalleby
Uruguaiana (Rua Uruguaiana – Centro)
10h às 17h – Karaokê
12h – Flávio dos Prazeres
17h – Caleb Benedito
Largo da Carioca (Rua da Carioca – Centro)
10h às 17h – Karaokê
12h – Trio de Solistas com DJ Willian
12h30 – Favela Brass
13h – Choro Novo
17h – Guilherme Pimenta Quarteto
18h30 – Trio Ventura
Praça XV (Praça Quinze de Novembro – Centro)
8h às 20h – Karaokê
8h – Vanja (Conservatório de Música de Niterói)
9h – Orquestra de Cordas da Grota
10h – Grupo de Sopros da Rocinha
16h30 – Aluá
17h30 – Mestre Siqueira
18h30 – Afroribeirinhos
Cinelândia (Praça Floriano – Centro)
10h às 17h – Karaokê
12h – Clube do Choro
13h – Jequitibá do Samba
16h30 – Orquestra de Câmara da Rocinha
17h às 20h – Orquestra de Rua
17h30 – Aprendiz + Silvério Pontes
Shows de encerramento (Cinelândia)
19h – Teresa Cristina
20h30 – João Bosco