Fiocruz e organizações sociais dialogam sobre saúde na periferia de Salvador

Créditos: Louise Vivian

Representantes de organizações sociais de Salvador, se reuniram com o coordenador executivo do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favela, Richarlls Martins.

O encontro aconteceu na última segunda-feira, 19, na Casa de Acolhimento Marielle Franco, no bairro Campo Grande, em Salvador.

A idealização da reunião foi da Agência de Notícias da Favela – ANF Salvador e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que mobilizaram diversas instituições sociais que atuam nas periferias da capital baiana.

O encontro teve como finalidade construir parcerias locais, sobre os projetos em atividade que integram o planejamento de atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a missão de apoiar tecnologias sociais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o direito à saúde nestes territórios periféricos. 

Estiveram presentes as seguintes organizações: CONAM/Casa Mulheres Franco, Coletivo Resistência Preta, Odara/Instituto da Mulher Negra, Associação Cultural Capoeira, Iniciativa Negra por uma Nova Polícia de Drogas, MTST Bahia, ANF Salvador, Cipó, Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres, Projeto Comunidades, MNU- Movimento Negro Unificado, Rede de Mulheres Negras da Bahia, Vai ter Gorda, Movimento Nacional de Luta e Moradia

O diálogo central foi sobre a saúde integral das comunidades que atuam com temas correlatos à agenda de saúde e/ou favelas e periferias, nas suas múltiplas inserções.

Os relatos foram compilados por Richarlls Martins, para desenvolvimento e futuro lançamento do edital para comunidades que estão à margem da invisibilidade social.

A próxima reunião foi agendada para de janeiro/2023, data a confirmar. A partir daí, serão levantadas as demandas e pontos de trabalho, com ações voltadas à segurança alimentar, saúde mental, comunicação popular em saúde para as comunidades locais.

“Este encontro possibilitou avaliar o processo constituído ainda no primeiro semestre de 2020. Especificamente, avaliamos as ações dos projetos apoiados entre 2021 e 2022, a partir dos resultados alcançados até o momento e projetamos uma inserção conjunta para ampliar a sustentabilidade das organizações envolvidas para 2023”, comenta Richarlls Martins.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas