Pela primeira vez a Festa Literária Internacional do Cachoeira – FLICA, realiza uma atividade de extensão que dialoga com outros municípios da Bahia, ampliando suas ações para São Francisco do Conde- Ba.
Na última sexta-feira, 14 de julho, o Colóquio FLICA esteve com Seminário no Campus dos Malês – UNILAB, na cidade de São Francisco do Conde*, promovendo diálogos sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano.
Os mestres, doutores e pensadores estarão proporcionando um debate intelectual sobre esse Brasil diverso, trazendo reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade, economia criativa/solidária, entre outras abordagens. Por serem Atividades de Extensão o tema é _“Liberdade e Literatura Brasis”_, mesmo da 10ª edição da FLICA, realizada em 2022.
O Grupo Cultural Cabaz Garandi (UNILAB-MALÊS) abriu o quinto dia de atividades. Em seguida, houve saudações e logo após as Professoras Carla Verônica Albuquerque Almeida e Rutte Cardoso com a mediação de Mirian Reis estarão dialogando sobre _“Entre a Letra e a Lei: Literatura Afro-brasileira e Africana e os desafios de 20 anos da Lei 10.639/03”_.
*Carla Verônica Albuquerque Almeida* é Doutora em Educação, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea. Licenciada em Pedagogia, Especialista em Metodologia.
*Rutte Cardoso* é Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Docente do Programa de Pós-graduação; Mestre pela Universidade de Santiago Cabo Verde. Coordenadora Geral Interina do Centro de Estudos Africanos da UNILAB, Campus dos Malês. Coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Kabaz Garandi: músicas e danças tradicionais bissau-guineense no Recôncavo da Bahia.
*Mirian Sumica (mediação)* é Pós-doutora em Educação com ênfase na Formação de Leitores (UEFS); Doutora em Teoria da Literatura (UFRJ); Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora de Teoria da Literatura e atual diretora da UNILAB (Campus dos Malês em São Francisco do Conde).
O encerramento ficou por conta do “Samba Filhos de São Francisco”.
O Colóquio e Seminários FLICA para sua realização tem o patrocínio da ACELEN (cuja sede é no município de São Francisco do Conde), através do FAZCULTURA (Governo da Bahia).