A FLUP Pensa, processo de formação de autores da FLUP – Feira Literária das Periferias que revelou Ana Paula Lisboa e Jessé Andarilho, inicia atividades já nesta sexta-feira, 12, no Museu de Arte do Rio (MAR). Pensadores e personalidades comandam debates que prometem inspirar novos poetas em um seminário especial. As ações da FLUP acontecem de maio a dezembro em diversos pontos da cidade.
Na mais política de suas edições, a FLUP Pensa abre o calendário 2017 com uma mesa de discussão com Marcelino Freire e Marta Porto na próxima sexta. No dia seguinte, o auditório do MAR recebe o Seminário Seis Temas à Procura de Justiça – a Poesia Também Pode Inspirar a Luta Contra o Trabalho Infantil e a Escravidão Contemporânea, realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho. Seis grupos de trabalho orientados por Athayde Motta, Flavia Oliveira, Julio Tavares, Julita Lemgruber, Lia Schucman e Marcus Vinicius Faustini discutem temas como machismo, racismo e a guerra às drogas.
Eventos acontecem até o fim do ano
Até 17 de junho, palestras com os poetas Marcelo Yuka, Angélica Freitas, Sérgio Vaz, Ricardo Aleixo e Elisa Lucinda, conhecidos pelo engajamento em questões sociais, também são aguardadas na FLUP Pensa. A FLUP homenageia em 2017 o centenário da Revolução Russa. “A ideia de juventude voltou a se associar ao desejo de grandes mudanças, como aconteceu em maio de 1968, que no próximo ano completará 50 anos”, explica o idealizador Ecio Salles. A programação ainda guarda surpresas, como II Slam Colegial, que envolve escolas públicas de Ensino Médio de seis regiões do Rio durante o mês de julho.
A sexta edição da FLUP acontece no Morro do Vidigal, de 7 a 12 de novembro.
Serviço:
FLUP Pensa: Seminário Seis Temas à Procura de Justiça – a Poesia Também Pode Inspirar a Luta Contra o Trabalho Infantil e a Escravidão Contemporânea
Data: 12 e 13 de maio
Endereço: Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca, sujeita à lotação e inscrição prévia.
Mais informações: www.facebook.com/FlupRJ