Momentos como esses que estamos passando, onde se gera uma incessante discussão sobre um tema específico por toda a população, são, infelizmente, momentos propícios para mal intencionados ou desinformados propagarem notícias falsas.
Às vezes, as pessoas repassam informações sem ter certeza se são verdadeiras devido a preocupação, desespero e pânico que estão sentindo, acreditando estar ajudando os outros a se cuidarem como, por exemplo, ensinando a fazer álcool em gel caseiro ou receitas milagrosas que supostamente combatem a doença provocada pelo Covid-19. Mas, infelizmente, essas correntes de fake news acabam por piorar a situação e gerar mais pânico ainda.
Separei a seguir algumas fontes oficiais e seguras que podem ser acessadas para busca de informações. No fim da matéria, você encontrará um vídeo de um cientista onde ele ensina como fazer pesquisas seguras e a importância de tal ação.
Mantenha-se bem informado para lidar com a situação de forma criteriosa e responsável, mas também não esqueça de cuidar da sua saúde mental. Não se bombardeie de informações o tempo inteiro, pode ser um gatilho para ansiedade ou crise de pânico se você for suscetível. Lembre-se de consumir outros conteúdos relacionados a temas que te faça sentir prazer e relaxar. Cuidar da sua saúde mental é tão importante quando a física em tempos difíceis.
Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é a organização que guia os países em situações como a que o mundo está passando. No última dia 11 de março, a OMS declarou pandemia da doença Covid-19 e desde então, lança recomendações para governos e instituições de saúde pública lidarem com a situação.
Noticias nacionais e internacionais em português podem ser acessadas através da plataforma da Organização das Nações Unidas (ONU) News na categoria OMS: https://news.un.org/pt/tags/organizacao-mundial-da-saude
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde brasileiro tem uma página na internet onde traz informações atualizadas de como está a situação dos casos, as ações que estão sendo tomadas pelo governo, recomendações à população, entre outras coisas que podem ser acessadas gratuitamente através do link: http://coronavirus.saude.gov.br
Aplicativo do SUS
O Sistema Único de Saúde brasileiro lançou um aplicativo para auxiliar na prevenção, identificação e tratamento do Covid-19. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto nas lojas dos sitema Android quanto iOS.
BBC News Brasil
A British Broadcasting Corporation (BBC) é uma rede londrina de comunicação, uma das mais respeitadas do mundo e tem uma linha de notícias dedicada ao Brasil. Em uma playlist em seu canal no youtube, a BBC News Brasil traz notícias, análises e debates sobre a pandemia de forma responsável e sempre citando especialistas. A BBC é conhecida por possuir uma linguagem didática e de fácil acesso popular.
Atila Iamarino
Atila Iamarino é um biólogo e grande nome da divulgação científica no Brasil. Ele está realizando um trabalho diário de noticiamento da pandemia em seu canal no yotube. Segue outros trabalhos do cientista em parcerias com outros comunicadores sobre o tema:
- Vídeo “Como se proteger do coronavírus” do canal Manual do Mundo em parceria com Atila Iamarino.
- Podcast especial coronavírus episódio 1 do site Xadrez Verbal em parceria com Atila Iamarino.
E para você aprender passo a passo como se manter bem informado e não cair nas terríveis fake news, um vídeo do divulgador científico Slow: