Fortaleza: Associação Nossa Casa oferece 400 mamografias para mulheres em situação vulnerável

A ação é destinada a mulheres a partir dos 40 anos em situação de vulnerabilidade social- Crédito: Divulgação

Associação Nossa Casa oferece 400 mamografias gratuitas em Fortaleza para mulheres a partir dos 40 anos em situação de vulnerabilidade social e fragilidade econômica e sem acesso rápido e fácil ao SUS e, principalmente àquelas com risco elevado para o câncer de mama.

Segundo dados publicados pelo radar do câncer e Covid-19 do Instituto Oncoguia, o ano de 2020 registrou uma queda de 49,81% no número de exames de mamografia no Sistema Público de Saúde entre os meses de março a dezembro, quando comparado com o ano de 2019.

Além da mamografia, serão oferecidos exames complementares para o diagnóstico do câncer de mama e encaminhamento para os tratamentos necessários. Residentes de municípios do estado do Ceará também serão atendidas.

Será necessária a apresentação do pedido médico no dia da realização da mamografia.

Os exames serão feitos no Centro de Imagem da Associação Nossa Casa. É necessário o agendamento prévio pelo telefone (85) 3521-1547, para evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com estimativas da Fundação do Câncer, com base em dados do SUS, em 2020 houve uma redução de 84% no número de mamografias realizadas no país em comparação a 2019.

Após conclusão do laudo da mamografia, as mulheres com achados suspeitos de câncer de mama serão atendidas no ambulatório de mastologia para realização de exames clínicos e encaminhamentos para demais exames diagnósticos.

O objetivo é garantir que o diagnóstico de qualquer suspeita ou confirmação de câncer de mama seja concluído em até 30 dias, bem como garantir o encaminhamento para o início do tratamento em menos de 60 dias.